Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Henrique Araújo

Quase lá

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em dezembro 12, 2012
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Ai ai ai ai ai… meu período está acabando e amanhã e sexta vou pegar os resultados das últimas matérias que faltam para eu dar adeus ao 2º período: Hermenêutica e Direito Constitucional I.

Se tem uma pessoa que está com medo de receber essas notas com certeza essa pessoa sou eu. Estou com mais medo de hermenêutica do que de direito constitucional, na verdade não estou com medo algum de constitucional.

Parece mentira mas não é. Eu, assim como uma porrada de estudantes de direito tenho o grande defeito de priorizar as matérias dogmáticas, deixando as propedêuticas um pouco de lado, hermenêutica é propedêutica né? Então.


Em Direito constitucional tenho quase certeza que vou gabaritar, o que não é nada mais que minha obrigação, pois foi uma das matérias que eu mais estudei e a que eu mais gosto, mas em relação a gostar eu vivo  um triângulo amoroso com civil (Civil sua linda ♥) mas constitucional é minha oficial, sendo que civil sempre tem um lugarzinho cativo aqui.

Mas enfim, tirando essa tensão meu semestre até que não foi ruim. A turma quase toda era a mesma do semestre passado e os professores foram muito legais, até porque a galera daqui não perdoa nem um sinal fora do lugar senão a coordenação do curso e a corregedoria é o lugar certo pra ir nessas horas, entretanto eu até considero um pouco exagerado a atitude de alguns porque tem assuntos que não são passíveis de se ir em uma corregedoria de graduação. Como por exemplo, o professor de Constitucional faltou e não avisou no sistema como todos os professores fazem. Porr@, o cara desmaiou dando aula em outro campus da mesma Universidade na noite anterior e todos do meu campus ficaram sabendo (Até porque tá pra nascer algo que corra mais rápido que notícia ruim!), tinha necessidade de denunciar o prof? O que eles queriam? Que ele saísse do hospital onde presumo que estava sendo medicado pra ir digitar uma mensagem de que estava doente e não poderia comparecer? Muito desnecessário isso. Inclusive  ele pediu pra esposa colocar no sistema avisando um pouco depois, mas adiantou o que? Nada, continuaram a reclamação! Mas tirando esses contratempos tudo ocorreu bem.

O fato dele faltar não alterou em nada meu desempenho na disciplina ate porque ele foi um dos melhores do semestre, consegue passar o assunto de uma forma magnífica, excelente mesmo, e já em Hermenêutica eu não entendi muito bem o assunto e por isso estou com um pouco de medo da nota, mas vou pensar positivo e ver no que isso vai findar.

Um dos piores defeitos que eu pude notar já nesse primeiro ano de Universidade é o ego das pessoas. Caramba, os caras são um zero à esquerda e só porque cursam Direito se acham a última bolacha do pacote, isso vale tanto pros homens quanto para as mulheres, nunca vi tanta ‘banca’ em um lugar só, e o mais engraçado disso tudo é ver eles engolindo o choro quando sai o resultado das notas. Se pelo menos estudassem da mesma maneira como querem ostentar serem advogados sem ter OAB, com certeza seriam os tops da sala.

Outra coisa que eu notei também é que os humildes são os mais fodas. Quando eu falo humilde não estou me referindo a condição social não, mas sim ao comportamento. Eu só fiz amizade com a galera desse nipe, o restante é puro coleguismo, falo por falar mesmo. Um exemplo disso está nas notas, a galera que não precisa dizer ao mundo que cursa direito são os que mais tiram notas altas e participam das aulas. Não estou dizendo que todos os arrogantes são retardados e burros, até porque a cola existe pra salvar quem não estuda e muita das vezes é a ferramenta que eles usam pra tirar notas mais altas que os “certinhos” e depois vão encher a boca de $#$#@# pra dizer: “Ai fulano(a), não estudei que nem você mas tirei nota maior hahahaha”, é muito foda passar por uma situação dessas, e eu estou passando por isso em hermenêutica, o povão era numa cola danada e quando fomos comparar o gabarito, vi que eu errei uma questão que quem colou acertou, já que tinha pego a resposta no livro que tinha a mesma pergunta que infelizmente eu não li. Foi nessa hora que eu aprendi que nota não significa muita coisa, aliás, o significado dela varia muito de acordo com a pessoa. Mas, cada um se vira do jeito que pode, sabendo que no fim disso terá que arcar com as consequências.

Na Universidade tem de tudo, basta você saber procurar. Mas, você tem que prestar atenção na pessoa que você está pedido informação. Tipo, se você é calouro ou vai prestar o vestibular  de direito (Boa sorte! =D), quando entrar na universidade procure se informar sempre dando preferência aos funcionários ou aos veteranos (os mais velhos), se teve uma coisa que eu notei foi que quanto mais velha é a pessoa no curso, mais legal ela é. Sei lá, parece que a juventude é meio tensa, se preocupa mais em aparecer, em ostentar seja lá o que for do que estudar de verdade. Teve “veterano” de seus 25 anos que quando fui fazer umas perguntas sobre o curso, me respondeu: “Rapaz, deixe pra estudar do 5º período em diante, ai você vai ver o que é estudar de verdade”. Muito interessante saber que uma pessoa que já tem um tempinho na facu não tem nenhuma consideração sobre os períodos iniciais( Ô coisa linda, adianta você estudar processo civil III, Penal II, Civil V sem saber nada das partes gerais dessas disciplinas? Depois vai tentar recuperar o tempo perdido quando for fazer a OAB e fica reclamando), que são extremante importantes tanto para nos dar a base no curso quanto para decidirmos se realmente é isso que vamos querer pra nossa vida. 

Inclusive vários colegas meus já desistiram do curso já no primeiro período e mais ainda nesse segundo, tanto por não gostar do assunto quanto pelas expectativas frustadas quando os professores disseram como é o curso de Direito. 

Felizmente o curso era o que eu esperava, tanto na parte boa quando na parte ruim. E assim vamos vivendo e aprendendo mais a cada dia. Tomara que quinta eu pelo menos tire a média em hermenêutica, não quero fazer cursinho de verão =



Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “Quase lá”

Matheus Almeida

Cara, quando fiz Hermeneutica foi tranquilo, é uma das matérias que mais gosto. Pessoal de Direito é na maioria metido mesmo, mas acho que isso todo mundo tem um pouco, nâo se descabele com estudo, realmente são muito tranquilo os primeiros periodos.

Carolina Barros

Bem verdade os humildes são os melhores e esse negocio de cola também o povo que cala fala isso mesmo e a gente que estuda morre de raiva mais o bom é que sabemos que mais tarde teremos nossa recompensa .. na hora da OAB quero ver eles colarem .. hahaha .. mais a vida é assim mesmo .. Booas férias e tomara que passe em tudo .. que venha seu terceiro periodo ..e que venha o meu 4 .. rsrs .. Beeijos.

Henrique Araújo

É verdade Carol, dá uma raiva mesmo kkkkkk mas é como você disse, uma hora vamos ser recompensados =D obrigado estou pensando positivo pra passar ^^ boa férias pra vc tb bjus.