Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

A Rotina de um Estudante de Direito

Planejamento de estudos: Estudar bem não é estudar muito

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em abril 23, 2013
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade



Atualmente o que mais vemos hoje em dia é o problema das pessoas não conseguirem estudar tudo que deveriam pelo fato do assunto da prova ser extremamente grande e por muitas das vezes chato. Entretanto, esse problema pode ser facilmente resolvido através de um bom planejamento de estudos. Vou passar o meu e espero que seja útil para você e para seu desenvolvimento a partir de agora.

Estudar horas a fio prejudica mais do que ajuda


Quem nunca chegou em uma situação na qual tinha que deixar pra estudar absolutamente tudo em cima da hora, por ter acumulado o que poderia ter sido estudado durante os meses antecedentes à prova? E o pior, esses estudos arrasadores pouco nos ajudam, só aumentam nossa ansiedade e o medo de sair mal na bendita prova.

Os fatores para se acumular assuntos são diversos, nem sempre quem faz isso é por falta de responsabilidade. No curso de direito, principalmente nas turmas de direito noturno, a maioria dos estudantes trabalham e por conta disso não possuem tempo para estudar como deveria. A dica é: Leia resumos, não caia na besteira de pegar a doutrina bem no dia da prova. A internet está cheia de resumos muito bons, com certeza você vai entender e fazer bem sua prova, ou seja, doutrina no dia da prova NÃO!

Memória fotográfica? Abuse dos mapas mentais!


Muitas pessoas possuem uma memória fotográfica excelente. Essas pessoas aprendem mais um assunto vendo um esquema dele do que ter lido 100 páginas. Se você tem desse estilo pesquise na internet sites que produzem mapas mentais sobre seu assunto e seja feliz! Você vai gostar muito, afinal essa é sua forma mais simples de aprender. É claro que nenhum mapa substitui uma boa doutrina, mas na hora do desespero a melhor coisa a se fazer é estudar tudo resumido, e os mapas estão ai pra isso.

Acesse o Sapo da vez, blog repleto de mapas mentais.
Acesse o entendeu direito ou quer que desenhe, blog com diversos mapas.

Isso serve tanto pra quem acumulou o assunto quanto para quem anda com seus estudos em dia. Nesse último caso, é muito bom fazer uso desses mapas na questão de fixar o assunto que você está estudando, até porque você não perderá muito tempo lendo ele, afinal o seu tempo maior será estudando doutrina.


Quantas horas estudar por dia?


Não adianta eu dizer quantas horas você deve estudar, isso é muito relativo e depende de diversas variantes. A disponibilidade de tempo é o maior problema para o estudante de direito, principalmente quando você participa de grupos de estudos, estágios ou até mesmo já exerce algum trabalho e concilia ele com seus estudos.

Não fique com a consciência pesada pelo fato de não ter o dia todo para estudar. lembre-se que qualidade é infinitamente mais importante do que quantidade. Se preocupe em valorizar o tempinho que você tem, estude com foco, se livre das distrações pelo menos nessa hora. É muito melhor você estudar uma ou duas horas focado do que 4 horas sem prestar atenção no que está estudando pelo fato de se distrair com tudo que passa pela frente (Pc, celular, amigos, familiares etc).

Como planejar adequadamente


Se tiver tempo, é a melhor coisa a se fazer. Se você tiver tempo, faça resumos das aulas que seus professores passaram ou até mesmo leia elas e parta para sua doutrina. Depois disso, resuma o que você leu para que não seja necessário você voltar à doutrina novamente para ler a mesma coisa, isso é muito bom para economizar nosso precioso tempinho.

Porém, tem gente que consegue estudar somente pelo caderno com as anotações que são feitas em aula. Se você for assim, é interessante fazer uso de mapas mentais e de doutrina (Se tiver tempo) apenas para ver o assunto de cima em seu conteúdo. Assim, você dominará o assunto muito bem!

O que eu faço


Depende da situação. Se eu estiver acompanhando o assunto certinho, eu leio a doutrina assim que chego em casa mesmo cansado, às vezes não dá mas faço assim sempre que posso. Depois, assisto uma vídeo aula sobre o assunto do dia no youtube, e o melhor de tudo é que isso é de graça! Os melhores são o saber direito e o prova final


Se eu não tiver estudado certinho a disciplina, eu faço uso de apostilas resumidas para pelo menos ter uma noção básica do assunto e decoro pequenos conceitos importantes sobre a disciplina para não zerar na prova. Quando dá eu vejo uns mapas mentais, mas não faço isso sempre e faço resumos do que os professores falam em sala de aula. Eu prefiro ler doutrina mesmo, só recorro aos mapas quando não tem mais jeito, rs. Independentemente de estar ou não com o assunto eu vejo os vídeos! São os melhores professores do Brasil e duram no máximo uma hora, show de bola. 

Conclusão

Muitas vezes não conseguimos fazer um bom planejamento de estudos por vários motivos, mas isso não é desculpa para não estudar. Sempre há um jeitinho de você dar uma lidinha no assunto, seja por resumo, anotação, mapa mental ou leitura de doutrina. O mais aconselhável é que nós leiamos todos os dias nem que seja um pouquinho. É com esse trabalho de formiguinha, juntando pedrinha por pedrinha, que um dia iremos conseguir construir nosso castelo!
  
O que não podemos é deixar de estudar, se o tempo for extremamente curto a internet está para ser usada, cabe a você  fazer um bom proveito dela e filtrar os bons conteúdos. Abraços e bons estudos!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

21 Replies to “Planejamento de estudos: Estudar bem não é estudar muito”

Unknown

Muito bom; parabéns gostei. Me ajudou muito, faço Direito noturno e trabalho durante o dia, ai fica um pouco complicado achar um tempinho pra estudar, mas com essas dicas posso organizar melhor meu planejamento de estudos.
Abraços. Daniel.

Henrique Araújo

Oi Daniel que bom que útil em te ajudar amigo =) qualquer coisa é só falar, abraços.

Marcos Paulo

Muito boas essas dicas! Outra que me ajuda bastante é gravar as explicações dos professores nas aulas…

Henrique Araújo

Olá Marcos Paulo ótima dica! Vou tentar fazer uso dela rsrsrs

Unknown

Amei as dicas! Vou começar a fazer direito no primeiro semestre de 2014, consegui bolsa de estudos pelo Prouni e não posso nem pensar em reprovação pra não perder a bolsa. Por isso já estou buscando dicas e também quero fazer o curso bem feito para ser uma excelente profissional no futuro.

Henrique Araújo

É isso ai! Qualquer coisa estou à disposição. Abraços.

Anônimo

ola tenho muita dificuldad em enteder os conceits visto q na sua maioria estao interligads,,,,,,me ajud

Henrique Araújo

Oi! Precisamos conversar mais a respeito. Que tal me mandar um e-mail? Diariojurista@gmail.com abraços!

Unknown

Ola essa Doutrina a qual e muito referida a cima seria os mecum da vida ou e um livro mesmo que se chama doutrina? Ingressarei em direito agora no ano de 2015 e ja procuro dicas e tudo que possa me ajudar p nao entrar boiando…pra mim sera muito dificil,porem nao impossivel (espero rss)sou casada e tenho dois filhos ainda pequenos..vou estudar d manha trabalharei a tarde e a noite terei q conciliar estudos com meus afazeres domesticos..detalhe: nao tenho ajuda nenhuma nem apoio…sinto uma mistura de medo e ao mesmo tempo força e vontade…quero e preciso muito disso…q Deus me ajude e retire esse extresse que me domina..

Henrique Araújo

Oi, Grazi! Quando nos referimos à doutrina é em relação aos livros jurídicos. Qualquer coisa conte conosco no apoio ao curso, qualquer dúvida ou pedido é só entrar em contato! Grande abraço e boa sorte!

Unknown

Olá Henrique,está sendo de grande ajuda o seu Blog.A exemplo da Grazi, tb sou casada, mãe de duas crianças e sei como é complicado conciliar tudo isso e ainda sem apoio(aff).Tb começarei o curso este semestre.(Ansiooooosssaaa). Estou devorando todos os artigos que leio sobre qualquer assunto que envolva lei .
Achei muito bacana sua atenção e cordialidade com os participante.Parabéns pelo Blog,e sucesso .

Henrique Araújo

Olá, Cynthia! Muito obrigado! Estou às ordens! Bem vinda ao Direito 😀

Unknown

Ai que tudo!
Adorei seu blog,eu tbm pretendo ingressar Direito em 2015.
Eu trabalho em tempo integral,se tudo der certo farei no período noturno.
Meus parabéns pelo blog, e pela sua atenção conosco! Tudo d bom!

Unknown

Ai que tudo!
Adorei seu blog,eu tbm pretendo ingressar Direito em 2015.
Eu trabalho em tempo integral,se tudo der certo farei no período noturno.
Meus parabéns pelo blog, e pela sua atenção conosco! Tudo d bom!

Henrique Araújo

Olá Suh, muito obrigado pelo comentário! Boa sorte em sua caminhada no Direito! Qualquer coisa estou por aqui! Um abraço.

Unknown

Este comentário foi removido pelo autor.

Unknown

Olá Henrique, li seu post e é de muita ajuda ele com certeza vou utilizar suas dicas, eu pretendo iniciar o curso de direito em 2016 e já vou prestar o vestibular de direito noturno, gostaria de saber sobre um problema pessoal meu, eu trabalho de forma integral e tenho preguiça de ler ou seja eu não tenho esse costume, ai fico pensando que não darei conta do curso por todos dizer que tem que ler muitooooo e ainda todos me falam que dominar as doutrinas e muito complicado então penso eu que teria que estudar mais ainda ai não tenho muito tempo para estudar e logo entraria em crise e desanimaria oque não pode acontecer. Ajude-me :> vlw abraços.

Unknown

amigo Henrique gostei muito mano dessas dicas pois sabemos o quanto e trabalho dividi o nosso tempo agente valeu vc e uma sapiência em pessoa abraços manda pra mim teu watssap ok mano

Henrique Ujo

Olá Bruno entre em contato comigo por e-mail para conversarmos diariojurista@gmail.com muito obrigado!

Valeria Pinheiro

Parabéns!!!pelo blog concerteza já ajudou muitas pessoas em suas dúvidas .esse semestre começo o curso d direito e tenho muitas dúvidas Também. Valeu pelas dicas.

Henrique Araújo

Oi Valéria, fico feliz que tenha gostado. Muito obrigado pelo comentário. Qualquer coisa é só chamar! Abraço.