Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Artigo de opinião

Se nossas leis são antigas, por que ninguém atualiza?

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em maio 1, 2013
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Essa é uma questão polêmica. De vez em sempre tem tem alguém que reclama do fato das leis serem antigas, e com razão. Hoje, dia primeiro de maio, feriado do dia do trabalho, podemos citar a velha CLT com 70 anos de idade. Mas, se todos sabemos disso, por que os responsáveis pela formulação das leis não fazem nada pra atualizar?

Na verdade nossos legisladores fazem isso, mesmo que de maneira insuficiente, através de emendas, alterações de leis e códigos. A CLT que tem 70 anos não é a mesma de 1943, pelo contrário, ela sofreu diversas alterações e mesmo assim ainda precisa de mais e mais e sempre irá precisar, assim como todas as demais leis.
A questão é que alterar é mais fácil que reformular por completo. Porém uma alteração não resolve todos os problemas, mas sim apenas aquele que está sendo tratado. Mas será que se fossem alteradas por completo nossas leis iram ser plenamente eficazes? Provavelmente sim, mas não iria ser assim  por muito tempo, até porque as necessidades vão surgindo com o tempo e até agora não inventaram algo que nos dê a possibilidade de adivinhar o futuro, rs.
Por isso que as leis não são atualizadas como todos nós queremos. Se com as poucas atualizações as normas ajudam bastante, imagina se fossem todas atualizadas conforme nossas necessidades? Seria uma maravilha! Mas isso dá trabalho e trabalho custa dinheiro e dinheiro pra eles foi feito pra fazer caixa 2.
Nosso sistema jurídico às vezes encontra normas velhas como um obstáculo que proíbe os processos de serem agilizados com maior velocidade, porque haja hermenêutica pra adequar uma norma antiga às nossas exigências, né?! Contudo, como diz o ditado, “De grão em grão a galinha enche o papo”. Então, de atualização em atualização, vamos encontrando as normas ideais do momento, que depois de nada irão servir.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *