Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Análise e interpretação

O Brasil acordou!?

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em junho 15, 2013
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Será que estamos vivendo uma época histórica? Será que finalmente nós acordamos para a realidade? Será que saímos da fala e fomos tomar atitudes que realmente façam a diferença? Será?

Os protestos que estamos vendo ultimamente mostram a geração que decidiu sair do facebook para realmente protestar sobre seus direitos. O estopim, como todos já estamos carecas de saber, teve início com o aumento do preço da passagem de ônibus em todo o Brasil, principalmente no eixo Rio-São Paulo. Hoje, as manifestações só aumentam. Mas, estamos fazendo do jeito certo? Não seria vandalismo? E a depredação do patrimônio público, onde fica?

Não podemos crucificar todo um movimento por conta de meia dúzia de vândalos que entram no meio da manifestação para saírem que nem loucos quebrando tudo por ai e por consequência dando argumentos para os governantes chamaram um protesto por direitos de ato de vandalismo.  É claro que sempre vai ter gente que entra na manifestação só pra causar o caos geral, mas isso é motivo pra ficarmos contra pessoas que tiveram coragem de realmente ir pras ruas reclamar de um direito que todos temos?



Quem são os verdadeiros vândalos? 


A polícia realmente está de parabéns! Afinal, uma viatura depredada é um bom argumento para manipular a visão do pessoal não é mesmo? Fica aqui nosso parabéns!

Dica:

Imagem enviada por Gabriela Araújo

Além disso, também tem uma galerinha abençoada que diz Ah só por causa de uma passagem de ônibus, por que não protestam sobre a corrupção, saúde, educação etc etc etc! Esses ai também são conhecidos como revolucionários de cadeira, nunca apoiam nada e nunca tiram suas bundas do sofá pra lutar por nada, apenas criticam e se acham na razão. É sério que o fato de irmos às ruas reclamar sobre um determinado motivo só é válido de irmos lutar por todos os demais problemas que assolam nossa sociedade?

Temos que apoiar essa iniciativa para quem sabe mais tarde podermos realizar outro movimento contra a corrupção e outros problemas! Não vamos resolver tudo de uma só vez! Quando as pessoas vão entender isso? 

Além do mais, nós juristas sabemos muito bem que existem outras formas de manifestação que podem até serem mais eficazes como o uso de uma ação civil pública. Agora me diga qual o engajamento que a população teria com isso? Tem muito estudante de direito que nem faz ideia de que cacilda seja uma ação civil pública, imagina a população em geral!

Vinagre agora dá cadeia!

Os vídeos da manifestação de São Paulo que a mídia não mostraPiero Locatelli, repórter do site de Carta Capital, estava cobrindo o 4º ato pela redução da tarifa do transporte público em São Paulo, quando foi detido. O motivo: um pote de vinagre. Ele estava usando para se proteger dos efeitos do gás lacrimogênio que estão sendo usados por uma polícia despreparada que além de manter a ordem fazem justamente o contrário!


O que esperar de tudo isso?


Ouvi boatos de que um tal de Estado democrático de direito existia em nosso ordenamento, mas parece que o pessoal ou não sabe da existência dele ou não vai muito com seus princípios. Punir o inimputável?

Com a proporção que isso vem tomando, temos a esperança de que algo seja feito em favor do atendimento da reivindicação que os movimentos estão exigindo. Mas também, podemos ter certeza que essa semente dará muitos frutos, se serão bons ou não só saberemos no futuro. Porém, enquanto esse futuro não chega, o que nos resta é lutar por melhoras ou ficar criticando e se acomodando.



Mas não posso fazer nada, não tem nenhum movimento aqui em minha cidade!


Não seja por isso, confira abaixo alguns movimentos e veja em qual você  pode apoiar. Lembrando também que mesmo que nenhum esteja próximo de você, um compartilhamento em seu facebook já ajuda muito, pois outras pessoas poderão ter acesso e quem sabe se engajarem também nessa luta : 


Juazeiro do Norte



Mauá – SP 







Petrolina


Araxá – MG


São José dos Campos


Sorocaba:





Litoral do Paraná:


Cricúma – SC


Fortaleza:


Frando da Rocha:


Itatiba: 


Salvador: 




Campinas:


Campo Grande:


























Sabe de mais algum? Nos informe que atualizaremos! Vamos caminhar juntos!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “O Brasil acordou!?”

Unknown

Este comentário foi removido pelo autor.

Luiz Spinola

Estamos presenciando a explosão HOSEIDE !!

http://ambienteinfoera.blogspot.com.br/2010/10/porque-sigla-e-palavra-chave-hoseide-o.html

Homens e mulheres sensíveis e idealistas….de posse do conhecimento….na faixa etária jovem !!….Em manifestações que demonstram a indignação por séculos de opressão e obscurantismo

Anônimo

"20 centavos"

O gigante adormecido acordou triunfante.
A pátria amada finalmente se tornou idolatrada.
O sol da liberdade nasceu hoje em nossos lares.
A paz e a gloria se tornou presente.
O brilhou no céu da pátria se viu uma esperança.
Nosso presente espelha nossa grandeza futura.
Ao som do amar gritam os nossos direitos.
Á luz do céu profundo a nossa igualdade.
Ó Pátria amada!
Dos filhos desse solo que não se calaram diante da mãe gentil.
Pátria amada,
Brasil!