Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Dicas gerais

Como se manter acordado estudando à noite

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em outubro 8, 2013
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

imagen-relacionada
Estudar madrugada adentro não é um crime, mas para que você alcance um rendimento, no mínimo, aceitável, é preciso se manter desperto e concentrado
Grande parte dos estudantes já cansou de ouvir que a noite não é o melhor horário do dia para se dedicar aos estudos, principalmente porque a essa altura você já está cansado e terá mais dificuldades para manter a concentração.
No entanto, para alguns estudantes essa é a única possibilidade, seja porque eles trabalham durante o dia, porque sua família é barulhenta demais ou mesmo porque a insônia não permite que as noites de sono sejam tranquilas.
Estudar madrugada adentro não é um crime, mas para que você alcance um rendimento, no mínimo, aceitável, é preciso se manter desperto e concentrado. Confira 3 dicas que podem ajudar você a manter o foco no estudo mesmo às 2 horas da manhã:

Como se manter desperto enquanto estuda: 1. Substâncias energéticas

Uma das saídas mais conhecidas para se manter desperto na hora de estudar são as substâncias energéticas, como o café. Qualquer substância que contenha cafeína vai ajudar você a se manter mais acordado e concentrado nos estudos, mas não se esqueça de que consumir esses produtos em grandes quantidades pode ter mais efeitos negativos do que positivos, como alterações no seu ciclo de sono e doenças, como gastrite.

Como se manter desperto enquanto estuda: 2. Descanso

Se você é o tipo de pessoa que prefere aproveitar a madrugada para estudar porque é nesse momento que encontra a casa mais tranquila, já que sua família está dormindo, tente descansar algumas horas antes de começar a se focar nos estudos. Se for possível, durma algumas horas na parte da tarde, ou mesmo antes de se dedicar aos estudos. Dessa maneira a sua mente ficará limpa e fresca, permitindo que você absorva melhor o conteúdo.

Como se manter desperto enquanto estuda: 3. Resumos dinâmicos

Se você vai comprometer a sua noite e algumas horas do seu sono para se focar nos estudos, procure trabalhar com materiais que não sejam cansativos ou complexos. Na hora de preparar o seu material de estudo invista em resumos dinâmicos, com informações categorizadas por cores e datas, ou qualquer outro artifício que permita a você encontrar os dados na página sem grandes dificuldades.
Autor: Universia Brasil

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *