Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Indicação de livros

Indicação de bibliografia: Direito civil

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em outubro 18, 2014
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Olá meus caros amigos e amigas JusInternautas! Olha eu aqui de novo! 🙂

Neste post irei deixar minha indicação de bibliografia para a disciplina de direito civil e  o porquê da escolha. Sim, afinal não tem coisa mais chata que você pedir uma recomendação pra alguém ai o cara chega e fala leia fulano porque fulano e bom, sim, mas por que? Como é a leitura e tal? Né não?
Pois bem, segue minha indicação
Tartuce (na minha opinião é o mais completo, aborda diversas correntes juntamente com jurisprudência e enunciados das jornadas de direito civil sem contar as questões no final de cada capítulo)

Cristiano Chaves (perde pra Tartuce porque não tem exercício, não aborda muito a questão de atualidades e nem correntes jurisprudenciais. Mas é ótimo pra adquirir base)

Pablo Stolze (Pablito tem uma leitura muito gostosa de ler, você simplesmente não cansa de ler. Excelente para ler em civil III ou II que são tidos como os mais chatinhos de civil).

Carlos Roberto Gonçalves coleção doutrinária– Entre todos é o que possui a linguagem mais simples, porém não é tão completo quanto Tartuce, mas serve e MUITO para adquirir uma base forte em civil sem contar que ele é corrente majoritária.

Carlos Roberto Gonçalves, coleção esquematizado – É como se fosse um resumo de Tartuce, porém com foco em concursos. Excelente pra graduando concurseiro.

E você leitor(a) acrescentaria algum? Por que? Até a próxima! Se quiser ver outras indicações aqui é só falar nos comentários ou mandar um email que eu posto sem problema algum! Valeu! 

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Replies to “Indicação de bibliografia: Direito civil”

Anônimo

Prof. Nelson Rosenvald. Ele é extremamente completo! Porém, ele é tão completo que, a primeira análise, pode acabar confundindo. =)

Unknown

Ujo,em tartuce,faltou enfatizar o resumo ao final de cada capitulo.

Unknown

Ujo,em Tartuce, faltou enfatizar os resumos ao final de cada capítulo.

Henrique Araújo

Obrigado pela lembrança, Henrique! Valeu 🙂

Henrique Araújo

Interessante, rs.

Anônimo

O Nelson Rosenvald é o mesmo livro do Cristiano Chaves, não? Eles não escrevem juntos o livro?

Pedro Lima

Henrique, você disse que Pablo Stolze é excelente para civil III. Que civil é esse? Contratos ou responsabilidade civil? Quero comprar um bom doutrinador para contratos, daí vi esse post, mas fiquei na dúvida. Agradeço se puder responder.

Pedro Lima

Outra pergunta: eu já tenho o Manual de Tartuce, mas não os livros em separado. Vale a pena comprá-los ou é melhor acompanhar por outro doutrinador, já que já tenho o Manual?

Henrique Araújo

Olá Pedro, o direito civil III que referi foi o dos contratos.

Henrique Araújo

O Manual do Tartuce é bem completo, a diferença é que os livros em separado vêm com mais detalhes e questões ao final de cada capítulo. Só que questões você pode encontrar facilmente em sites da web. Caso seu interesse seja em dominar num nível interessante o conteúdo doutrinário, adquirir uma segunda doutrina de peso é uma excelente pedida. Caso queira ampliar o que já sabe a respeito de um posicionamento de um mesmo doutrinador, adquirir o livro em separado seria uma boa, pois Tartuce é o que mais reúne diversos posicionamentos doutrinários – juntamente com posicionamentos das jornadas de direito civil e da jurisprudência (os demais ficam muito na teoria). O estudo por Tartuce acaba sendo mais completo se observarmos por esse ponto. Mas sem dúvidas se o problema for mais conteúdo doutrinário uma segunda doutrina seria o melhor. Abraço amigo e obrigado pela visita! 😀

Pedro Lima

Valeu, Henrique! Muito obrigado! Resolvi comprar o de Stolze mesmo. E parabéns pelo blog! Colho excelentes dicas de estudo aqui que têm me ajudado muito. Que Deus o continue abençoando.