Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Dica de site

10 canais no youtube para te ajudar na preparação para concursos públicos e OAB

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em março 10, 2016
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

10 canais no youtube para te ajudar na preparação para concursos públicos e OAB


A internet veio para ficar. Hoje você pode encontrar todo tipo de vídeo, texto e imagens sobre uma infinidade de temas, inclusive para estudar. Grande parte dos vídeos estão disponíveis no youtube, a maior plataforma de vídeos do mundo. Diversos cursos preparatórios possuem canais lá e disponibilizam aulas gratuitas para seus inscritos.

Há uma gama de materiais disponíveis na web para o estudo dos concursos públicos e da OAB. Atualmente, “se desligar” da internet com o argumento de que vai estudar é uma frase que não faz mais sentido.

Sendo assim, quem sabe aproveitar o que a web oferece de forma focada e disciplinada sai em vantagem considerável. Esse fato é muito importante de ser destacado, tendo em vista que os concursos públicos estão cada vez mais concorridos e difíceis, exigindo dos concursandos uma preparação cada vez mais intensa. 

Pensando nisso, para auxiliar você que faz da internet uma excelente ferramenta de estudos, fiz uma lista com os 10 canais no youtube com conteúdo voltado para concursos públicos e OAB. Na lista deixarei alguns dados a respeito do canal e os pontos altos de cada um, assim você já terá uma noção razoável do que irá encontrar nele para saber se ele é de seu interesse. Enjoy.

Gran Cursos Online – Concursos Públicos e OAB

O canal do curso Gran Cursos existe no youtube desde o ano de 2012. Já são mais de  150 mil inscritos e mais de 12 milhões de visualizações contabilizadas em seu canal. Considero o canal do Gran cursos um dos melhores existentes no youtube, não apenas pela qualidade dos vídeos, mas também pela organização do canal. É muito fácil você encontrar o que quer estudar no canal deles sem grandes complicações.

O canal é voltado para auxiliar os concursandos na preparação para concursos públicos e também para o exame da OAB. Além disso, como já disse anteriormente, é um canal muito bem organizado, são várias playlists prontinhas aguardando apenas o seu play. É muito fácil encontrar o que você procura e revisar o conteúdo desejado.

Veja abaixo como são organizadas. E olhe que existem muitas outras playlists, eu apenas listei algumas.

Gran Cursos Online - Concursos Públicos e OAB
Estão disponibilizados no canal do Gran também aulões de revisões para a OAB e concursos públicos. São vídeos super completos e repletos de dicas dos professores para facilitar a assimilação do conteúdo. Além disso, eles postam vários depoimentos de concurseiros de sucesso que alcançaram a tão sonhada e batalhada nomeação. Definitivamente é um canal que merece demais a sua atenção. Para acessar o canal Gran Cursos clique aqui (link)

GETUSSP cursos – concursos públicos e OAB

Estamos diante de mais um canal de extrema qualidade. Nascido no ano de 2007, o canal do curso GETUSSP contabiliza mais de 130 mil inscritos e mais de 17 milhões de visualizações. Trata-se de um dos melhores canais do youtube no ramo do ensino focado para concurso público e OAB.

É um canal muito organizado também e as playlists são excelentes. Um dos diferenciais do canal é a disponibilização de cursos completos, muitas videoaulas de uma mesma matéria para incrementar ainda mais os estudos de seus inscritos. Vou exemplificar as maiores matérias com videoaula:

GETUSSP cursos - concursos públicos e OAB


Língua portuguesa: 119 videoaulas;
Direito civil: 115 videoaulas;
Direito processual civil: 213 videoaulas;
Direito do trabalho: 96 videoaulas + 62 videoaulas de questões comentadas;
Direito Constitucional: 83 videoaulas + 31 videoaulas de questões comentadas;
Direito administrativo: 68 videoaulas + 42 videoaulas de questões comentadas;
Direito Processual do trabalho: 60 videoaulas;

Além disso, o canal disponibiliza vários vídeos de questões comentadas. Excelente para treinar e testar seus conhecimentos adquiridos nas videoaulas ou nos estudos desenvolvidos por você através das mais diversas ferramentas. Para conhecer o canal clique aqui (link).

AlfaCon Concursos Públicos

Nascido em 2011, o canal do Alfacon contabiliza mais de 280 mil inscritos e quase 30 milhões de visualizações. O forte do canal são videoaulas dirigidas para carreiras policiais, administrativas e dicas pontuais de diversas matérias da área jurídica ou não, a exemplo das matérias matemática, português e atualidades.

AlfaCon Concursos Públicos


Além disso, são disponibilizados vários vídeos acerca de como estudar para concursos públicos. O Prof. Evandro Guedes e companhia dão dicas preciosas para alcançar a tão sonhada nomeação. 

Assim como os outros canais já citados, o canal do AlfaCon também possui vídeos com depoimentos de aprovados relatando como estudaram, o que usaram de material e como fizeram para superar suas dificuldades. Há também vídeos com dicas preparatórias para o INSS e algumas para OAB. 

Infelizmente as playlists não são muito completas e muitos vídeos do canal estão fora das playlists, mas nada que uma boa pesquisa na lupa do canal não resolva.Para acessar o canal clique aqui (link)

Canal Saber Direito

Um dos canais mais consagrados no meio jurídico, o canal saber direito surgiu em 2009 e contabiliza quase 175 mil seguidores e mais de mais de 40 milhões de visualizações. É um dos canais mais organizados que conheço e as playlists são maravilhosas. Você encontra facilmente o que procura lá.
Os professores convidados pelo canal que faz parte da TV justiça enfrentam as mais diversas temáticas do Direito ao longo da semana. E isso diz muito a respeito da frequência de postagens de vídeos novos no canal. Eles postam religiosamente toda semana videoaulas novas. 

Canal Saber Direito

Há cada semana são postados vídeos das aulas semanais dos Professores que também passa no canal do TV justiça. Ao todo são 5 videoaulas por semana sendo todos eles do mesmo tema e da mesma aula (cada uma com quase 1 hora de duração). Por isso as aulas são muito completas e dão uma base muito boa de conteúdo.

Diferente da organização dos canais dos cursos preparatórios para concursos públicos, as playlists do saber do direito são divididas conforme os temas da semana. Assim, cada playlist é uma composição dos vídeos de uma mesma aula que foi dada durante a semana. Muito bom mesmo! Você pode enviar dúvidas por e-mail para os professores também. Para acessar o canal clique aqui (link).

Canal Prova Final – concursos públicos e OAB

Assim como o canal saber direito, o prova final também nasceu em 2009 e também faz parte dos titãs jurídicos do youtube. Até agora conta com mais de 170 mil inscritos e mais de 60 milhões de visualizações.

O canal possui uma pegada totalmente diferente do saber direito. Cada aula tem 50 minutos em média (e não 5 aulas de 50 como no saber direito) e é voltada estritamente para concursos públicos e OAB. Para quem gosta de aulas de revisão simples, objetivas e de qualidade esse é o canal indicado. No final de cada aula os professores resolvem questões relacionadas ao assunto ministrado. 

Canal Prova Final - concursos públicos e OAB


Infelizmente o canal não é atualizado há mais de um ano. Tudo indica que a rede de ensino LFG – parceira da TV justiça que encabeçou o projeto prova final – cancelou a parceria. Mas mesmo assim no canal estão disponíveis centenas de aulas preparatórias que podem te auxiliar em sua caminhada jurídica. Dá até um aperto no coração saber que não tem mais vídeo novo lá, eu usava muito 🙁 ainda hoje uso, mas esporadicamente.

As centenas de playlists também são muito bem organizadas no mesmo estilo do canal saber direito. Você encontra rapidamente o que procura sem muito trabalho. Para acessar o canal clique aqui (link)

Canal concurso virtual

Coincidentemente o canal do curso preparatório concurso virtual também surgiu no ano de 2009. Até agora conta com 132 mil inscritos e mais de 17 milhões de visualizações.

É um canal sensacional. As playlists do canal são muito bem organizadas, muito mesmo. No canal estão disponíveis vários vídeos de aulões das principais matérias que são abordadas nos concursos públicos mais variados, sejam das carreiras jurídicas, policiais e administrativas.

Canal concurso virtual


Além disso, fora as centenas de aulões, há vídeos ensinando a como montar uma grade de concurso, análise de vários editais de diversos concursos públicos – indicando o que focar e o que não priorizar tanto -, vídeos motivacionais, simulados da OAB e diversos depoimentos de aprovados. Para acessar o canal clique aqui (link).

Canal do CERS – Complexo de Ensino Renato Saraiva

O ano de 2009 realmente foi a pedra angular dos maiores canais do youtube no ramo do direito. Também nascido no ano de 2009, o canal do curso CERS possui mais de 50 mil inscritos e mais de 7 milhões de visualizações. 

O canal poderia ser muito maior se não tivesse criado uma plataforma própria de vídeos tão boa quanto: O Portal CERS TV. Inclusive eu falei dele aqui no blog, se quiser conferir clique aqui (link).

O canal tem por ponto forte videoaulas de revisão de conteúdo, as famosas overdoses. Os professores comentam questões, resolvem provas e ensinam as mais diversas disciplinas dos mais variados certames: Escriturário do Banco do Brasil, Agente de Polícia Federal,  Auditor Fiscal da Receita Federal, Polícia civil, entre outros.

Canal do CERS - Complexo de Ensino Renato Saraiva


Apesar de possuir quase 3 mil vídeos, o canal não possui uma organização tão boa de playlists quanto os demais acima citados. São pouco mais de 30 playlists apenas, o que é uma pena pois muitos vídeos de qualidade não foram indexados nas playlists e para serem encontrados você terá que fazer uma busca na lupa do canal usando os termos desejados. Para acessar o canal, clique aqui (link).

Canal Desenhando Direito – questões e dicas para concursos públicos

O Desenhando Direito é organizado pelo Professor Rodrigo Alvarez, autor do livro “Como me tornei Defensor Público aos 23 anos”. Além disso, é Professor das matérias de Direito penal e processual penal. O canal já foi pauta daqui do blog, para conferir clique aqui.

O canal é reflexo disso, pois grande parte do material produzido e postado pelo canal do desenhando o direito versa acerca das inúmeras nuances, dúvidas e problemáticas da seara criminal. Além disso, o canal conta com as aulas da Professora Anna Claudia Rodrigues, com a mesma didática do Prof: Clara, concisa e objetiva. Embora a frequência não seja tão constante, os vídeos estão muito bem organizados nas playlists.

Canal Desenhando Direito - questões e dicas para concursos públicos

Aprovado num dos concursos mais difíceis da área jurídica, o Prof. Rodrigo utiliza de uma ótima didática simples, direta e objetiva para explicar diversas temáticas complexas do Direito penal. 

E tudo isso em vídeos curtos, passeio no canal dele desde que foi criado e até hoje não vi um vídeo que tenha ultrapassado os 30 minutos – excelente pra quem quer dar uma revisada rápida no assunto antes da prova ou simplesmente porque bateu aquela curiosidade a respeito de algum tema. Para acessar o canal clique aqui (link)


Canal DIREITOem60” – Inúmeras dicas para concursos públicos e OAB

O canal do Professor e Advogado João Raphael Imperato merece demais estar nessa lista de bons canais de estudos para concursos e OAB. O canal do Prof. João fornece dicas das mais variadas matérias da área jurídica, assim como tira diversas dúvidas de casos pontuais do cotidiano jurídico. 

Canal DIREITOem60'' - Inúmeras dicas para concursos públicos e OAB


A forma como o Professor ministra suas explicações é muito interessante. De forma muito bem-humorada e irreverente, ele passa o conteúdo e suas indicações no melhor estilo de um bate-papo, da forma mais simples e direta possível.

Além disso, ressalte-se que o canal é muito bem organizado. As playlists estão devidamente divididas por matérias de direito já abordadas no canal. São muitos vídeos interessantes que com certeza merecem sua audiência. Para acessar o canal clique aqui (link).

Canal estratégia OAB – foco total no exame da Ordem

O mais novo da lista, o canal é mais uma criação do curso Estratégia Concurso que já possuía um canal no youtube com quase 4 milhões de visualizações voltado para concursos (caso queira visitá-lo clique aqui). Porém, o filho mais novo do estratégia veio com uma proposta maravilhosa para os candidatos que se preparam para o exame da OAB: Fornecer 100 dicas para a prova da OAB, especialmente para o XIX exame.

Inclusive já falei dele aqui (clique aqui para conferir). São dicas pontuais mesmo, direto ao ponto – não tomando muito tempo dos que já não dispõem de quase nenhum, tendo em vista estarem em fase de preparação para o exame, TCC, provas da faculdade enfim, tudo aquilo que já sabemos que passamos na pele nessa fase hard que é o último ano do curso. 

Canal estratégia OAB - foco total no exame da Ordem


Pelo fato dos vídeos possuírem previamente uma quantidade delimitada de videoaulas, há apenas uma playlist. O ideal é que você confira todas as dicas, uma por uma, sendo desnecessário separar as playlists pois são todas de um mesmo conjunto. Se bem que separar as dicas por matéria não seria uma má ideia. Para acessar o canal clique aqui (link).


Enfim, lista completa. Bons estudos! Até a próxima o/

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “10 canais no youtube para te ajudar na preparação para concursos públicos e OAB”

Unknown

Vale a pena ver. Completas aulas , quem busca inteirar o conhecimento.

Unknown

Olá pessoal tudo bom? Adoramos a lista e recomendamos todos os canais indicados.
Realmente atualmente está muito mais fácil achar bom conteúdo online de forma gratúita e ao alcance de todos, neste ponto amamos a tecnologia.

Gostaria de recomendar mais um canal a lista, que é do Dr. Philipe Cardoso, o endereço é https://goo.gl/2ZtpMQ já você encontra dicas de direito, artigos jurídicos e o dia a dia da advocacia.

Henrique Araújo

Olá, obrigado pelo acréscimo!

Abraço,
Henrique.