Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Civil

Blogs separados por área do direito que você precisa conhecer -parte I

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em junho 20, 2016
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Não é de hoje que falo aqui que os tempos são outros. O estudo ficou mais simplificado com o advento da internet. Com ela surgiram inúmeras ferramentas virtuais que facilitam e muito a árdua tarefa que é estudar com qualidade, principalmente se o objeto de estudo tiver relação com a área jurídica – cheia de regras e mais cheia ainda de exceções.

Existe uma infinidade de sites e blogs de alta qualidade no meio jurídico. Para facilitar a sua vida, dou início hoje à uma nova série de posts aqui no blog que terá por objetivo indicar blogs jurídicos de qualidade que, de fato, possuem potencialidade de te ajudar nos estudos. Esse é apenas o primeiro de muitos que virão.

Chamarei essa coluna de Jusblogueiros de elite.

A partir de hoje inicio uma série de posts em que indicarei os melhores blogs especializados por matéria do direito. Essa série não tem data certa pra acabar, indicarei todos que conheço e os que eu vier a conhecer também. A intenção é reunir o que há de melhor na blogosfera jurídica. Cada post indicarei blogs de três matérias.


Aliás, deixo aqui o pedido para você que, caso conheça um bom blog especializado em conteúdos jurídicos com boa didática, comente indicando ele neste post ou me envie por e-mail (diariojurista@gmail.com) para que nossa corrente cresça cada vez mais e que consigamos reunir aqui o melhor da blogosfera jurídica especializada.

Enfim, já falei demais. Vamos iniciar a lista de hoje de acordo com a lista abaixo separada por matéria.

Direito civil

Indiscutivelmente o melhor blog de direito civil é o mantido pelo Juiz e Professor Rafael de Menezes – cujo blog possui o seu nome. O blog do Rafael de Menezes é recheado de aulas em texto sobre todas as matérias do direito civil. Da parte geral às sucessões, Rafael aborda através de textos originais e de sua autoria excelentes resumos que servem para revisar o assunto ou até mesmo para aprender do zero determinados institutos.

Um ponto importante a ser ressaltado acerca do que eu considero ser o melhor blog civilista na atualidade é a organização do site. Já na homepage do blog do Prof. Rafael de Menezes é possível visualizar um menu muito bem dividido nas áreas do direito civil. Quando você clica numa dessas áreas, você abre uma nova página que possui todo o conteúdo fracionado em aulas.

Por exemplo, ao clicar em “Direito das obrigações” você abrirá uma página em que será possível ver novos menus que são as aulas do conteúdo em texto a respeito do direito das obrigações.

Claro que existem blogs maiores e com maior prestígio acerca do direito civil. O que estou dizendo aqui é que esse é o melhor blog para usar como material de estudos. Existem blogs que falam do direito civil e são excelentes também como o blog do próprio Flávio Tartuce e próprio IBDFAM. Porém, com eles você não conseguirá tirar umas horas e estudar aquele conteúdo estudado em sala de forma contínua, mas poderá encontrar muito conteúdo extra interessante. 

Direito penal

Um excelente blog que é o melhor em termos de código comentado é o Blog Penal em resumo. O trabalho desenvolvido por quem está por trás do penal em resumo – Leonar Medeiros – é fantástico. Um blog especializado em conteúdo comentado acerca dos artigos de nosso código penal. as postagens possuem uma linguagem bem simples e direta. Excelente para tirar aquela dúvida marota que surgiu enquanto você estava estudando as nuances de um determinado artigo do CP e não entendeu de forma satisfatória. 

A ressalva feita para a recomendação do blog de direito civil cabe aqui também. Existem blogs com muito conteúdo interessante também acerca do direito penal. Um deles é o canal ciências criminais. Eles não seguem uma linha contínua de assunto como o blog penal em resumo, mas postam diversas matérias acerca do direito penal bastante interessantes. Aliás, extremamente interessantes. Os artigos publicados no ciências criminais são de extrema qualidade e com certeza são úteis para compreender um pouco mais sobre a realidade as ciências criminais na atualidade.

Direito Constitucional

Para terminar nossa lista de hoje, vamos às indicações de três bons blogs dedicados ao direito constitucional e que com certeza serão úteis para você nos seus estudos.

Inciando a lista, vamos falar um pouco acerca do blog do Prof. João Trindade. Caso você não conheça, o João é um dos jovens constitucionalistas de maior prestígio na atualidade e é um verdadeiro monstro sagrado quando o assunto é direito constitucional em concursos. Ele é Consultor Legislativo do Senado Federal (1º lugar no concurso 2012 para a área Constitucional, Administrativo, Eleitoral e Processo Legislativo). Ele possui um blog no qual compartilha preciosas dicas de direito constitucional e fala um pouco também sobre os bastidores dos concursos públicos. O blog não é atualizado assiduamente, mas possui um excelente conteúdo.

Outro blog bastante interessante para fins de estudos do direito constitucional é o blog direitoconstitucional.blog.br. Nele você encontrará uma infinidade de posts com resumos da matéria. Além de uma abordagem objetiva da matéria, na maioria dos posts é possível testar seus conhecimentos adquiridos nos textos através de questões de concursos que abordaram o assunto que você acabou de ler. É um blog muito interessante, sem dúvidas.

Por último e não menos importante destaco o blog Direitos Fundamentais, de autoria do Professor de Direito Constitucional e Juiz Federal George Marmelstein Lima. Particularmente é meu blog favorito sobre direitos fundamentais. O Prof. George produz excelentes textos acerca dos assuntos que aborda e mostra muita propriedade em suas sustentações. Um verdadeiro oásis no meio de tanto texto meia boca que encontramos por ai jogados na interwebs. É um blog pra quem gosta de ler textão bom, de qualidade.  

Bom, esses foram os blogs indicados de hoje. Na próxima postagem da coluna talvez eu indique mais blogs dessas matérias ou indique blogs de outras matérias também – ou os dois. Você pode ajudar a escolher as matérias da próxima postagem, é só comentar ou enviar um e-mail com a sugestão da disciplina. Até a próxima!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *