Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

OAB

XXI exame da OAB: FGV anula duas questões da primeira fase

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em dezembro 9, 2016
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

XXI exame da OAB: FGV anula duas questões da primeira fase









2016 de fato não para de surpreender. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) publicou comunicado informando a anulação de duas questões relativas à primeira fase do XXI exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


As questões anuladas versaram sobre as disciplinas ética e direito penal, esta última envolvendo atribuições da justiça militar.

Não é pouca coisa. Em 21 edições realizadas, essa é a quarta vez em que duas questões são anuladas pela banca. Acaba exame, começa exame, críticas e recursos são postos em debate sempre impugnando a má elaboração de questões ou até mesmo erros que eivam os enunciados de total nulidade. No entanto, quase nunca essas críticas e recursos são providos. Assim sendo, é um ato nobre da banca examinadora reconhecer, de ofício, o erro cometido. Até mesmo para dar lisura e legitimidade ao exame que sempre é palco de tretas.

Pesquisei o histórico do exame unificado para saber quantas vezes algo do tipo ocorreu na fase preliminar dos exames da OAB, analisando desde o primeiro exame da edição unificada, isto é, todas as 21 primeiras fases elaboradas até a data de hoje. Até agora foram 11 exames com anulação, mais de 50% das edições. O resultado você pode conferir a seguir:

Edição do exame
Houve anulação?
Quantas?
I
x
x
II (2010.2)
Sim
Uma
III (2010.3)
Sim
Uma
IV
Sim
Três
V
Sim
Uma
VI
Sim
Duas
VII
Sim
Quatro – de ofício
VIII
Não
IX
Sim
Três – de ofício
X
Não
XI
Sim
Uma – por recurso
XII
Não
Nenhuma
XIII
Não
Nenhuma
XIV
Não
Nenhuma
XV
Sim
Duas – de ofício
XVI
Não
Nenhuma
XVII
Sim
Duas  – de ofício
XVIII
Não
Nenhuma
XIX
Não
Nenhuma
XX
Não
Nenhuma
XXI
Sim
Duas – de ofício


O prazo recursal do gabarito preliminar começa a contar a partir de hoje e será encerrado no dia 12/12. A realização da segunda fase do XXI exame está marcada para o dia 21 de janeiro de 2017. O exame XXI talvez seja um dos mais polêmicos já realizados pela FGV. Alguns professores apostam em mais de 90% de reprovação já na primeira fase. Porém, não há dados oficiais que ratifiquem ainda essa previsão. Em breve a FGV, como sempre faz, disponibilizará nova edição do exame de ordem em números, relatório no qual a banca analisa uma série de dados dos examinandos, dados estes cuja taxa de aprovação/reprovação é apenas um deles.  Assim que for disponibilizado, postarei aqui.

Para ter acesso à prova da primeira fase do XXI exame, clique aqui.

Para conferir o gabarito preliminar da primeira fase do XXI exame, clique aqui.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *