Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Notícias

Brasil possui um dos melhores cursos de Direito do mundo

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em março 9, 2017
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD – USP)
Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FD – USP)

Não é novidade alguma que não faltam críticas à grande quantidade e baixa qualidade dos cursos de Direito atualmente em funcionamento no território nacional.

De acordo com pesquisas realizadas no setor educacional, temos no Brasil mais cursos de Direito do que todos os demais cursos de Direito espalhados pelo mundo…juntos.

No entanto, um desses cursos está entre os melhores do mundo, ocupando a 50ª posição no ranking mundial. Trata-se do curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP).
Brasil possui um dos melhores cursos de Direito do mundo
Universidade brasileira ocupa a 50ª posição no ranking mundial dos cursos de Direito (Fonte: QS Stars University)
A QS (Quacquarelli Symonds) empresa de consultoria de origem britânica de ensino superior possui como objeto de análise 46 cursos de ensino superior e abrange 1.127 universidades e mais de 70 países.

A nova edição do ranking mundial aponta a Universidade brasileira como a detentora do 50º melhor curso de direito do mundo.

Uma olhadinha no site do curso de Direito da USP já mostra um pouco do porquê dele ser um dos melhores do mundo. Apesar de termos milhares de cursos na área, conta-se nos dedos a quantidade dos que fornecem ao menos metade da experiência que a instituição de São Paulo pode oferecer aos seus alunos, que podem ingressar através do vestibular tradicional (FUVEST) ou, também, através do ENEM/SISU, adotado desde o ano de 2015.
Para avaliar as milhares de Instituições espalhadas pelo mundo e seus respectivos cursos, a QS utiliza uma infinidade de critérios.

Entre eles estão fatores como pesquisa (ex: número de artigos publicados, número de artigos citados por outros estudiosos no assunto ao redor do globo e também quantidade de prêmios recebidos pelos pesquisadores em virtude dos estudos desenvolvidos em cada instituição), qualidade do ensino, internacionalização (programas de intercâmbio, quantidade de estudantes internacionais, parcerias internacionais realizadas entes instituições, entre outros), responsabilidade social, inovação (descobertas que agreguem conhecimento para a comunidade social regional ou mundial), inclusão, entre outros. 

A título de curiosidade, os cinco melhores cursos de direito, respectivamente, são os das seguintes instituições: Harvard University (1º), University of Oxford (2º), University of Cambridge (3º), Yale University (4º) e Stanford University (5º).

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *