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Dicas gerais

Como fazer um TCC: 12 dicas para fazer um excelente trabalho

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em agosto 27, 2017
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Como fazer um TCC: 12 dicas para fazer um excelente trabalho
Olá, Jusamigos.
O TCC – Trabalho de conclusão de curso – é a última e mais importante publicação acadêmica dos futuros formandos nos mais variados cursos, especialmente no curso de direito.
Semestre entra, semestre sai, centenas de pessoas pedem ajuda no nosso grupo de estudos no facebook. Assim, conseguem dicas e toques de outros graduandos ou pessoas que já passaram pela faculdade.
No último sábado, ao ver diversos pedidos de ajuda para elaboração do TCC, o membro Cláudio Zadorosny Lopes Bastos elaborou uma postagem didática, simples e objetiva sobre como fazer um bom TCC.
Postagem essa que replico aqui para que mais pessoas sejam atingidas e consigam absorver as dicas para elaborarem, também, uma boa monografia ou artigo científico.
Registro meus parabéns ao Cláudio pelo gesto de altruísmo e cooperação para com os demais colegas de curso. 

Fazendo um TCC: 12 passos

1 – Escolha um tema que você goste;
2 – Conheça as exigências da faculdade;
3 – Tome cuidado com as referências (tanto no fim do trabalho como nas notas de rodapé): plágio é crime. O programa CopySpider é seu amigo (recomendo passar 3 vezes no modo mais rigoroso);
4 – Quando estiver consultando as fontes, utilize marca-texto, sublinhado, etc nas obras consultadas e crie um arquivo no computador com elas (e, se conseguir, já faça o comentário da passagem de uma vez), ou utilize post-its nas páginas grifadas;
5 – Preste atenção às normas da ABNT: acredite, elas existem para ajudar. Ou, se for o caso, às normas da instituição para a confecção do trabalho;
6 – A introdução é para apresentar o trabalho, colocando a hipótese, metodologia, etc. Não é lugar de iniciar sua argumentação;
7 – Os argumentos utilizados no desenvolvimento devem levar à conclusão. Ex.: não gaste tinta defendendo que um imposto é inconstitucional para concluir que a competência de instituir um tributo X é estadual;
7.1 – A conclusão tem que decorrer do exposto no desenvolvimento. Ex.: não adianta você escrever páginas e mais páginas defendendo a inconstitucionalidade da vaquejada e concluir que a floresta amazônica deve ser preservada;
8 – Use conectores entre os parágrafos (sabe aquelas peças processuais que são vários parágrafos que começam com “Que…”? Não faça isso);
9 – Ensaie sua apresentação/defesa;
10 – Não faça slides com textos inteiros. A banca já tem uma cópia do seu trabalho. Por que eles iriam querer assistir uma leitura ao vivo?
11 – Menos pode ser mais. É preferível um TCC enxuto, dentro do número mínimo de laudas, mas que seja direto, do que 100 páginas de dor e sofrimento para quem vai ler, devido à enrolação (vulgo “encheção de linguiça”);
12 – Não compre seu trabalho. Você fez faculdade de Direito para que? E não subestime sua banca: se eles descobrirem (e podem te apertar, caso desconfiem), você pode se dar mal.
Observação geral: uma das coisas mais importantes de um trabalho acadêmico é obedecer a uma estrutura lógica.

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