Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Constitucional

Conheça a BDjur: Biblioteca digital do STJ

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em abril 27, 2018
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Biblioteca digital do STJ

A dica de site hoje é direcionada para você que curte materiais gratuitos e de qualidade. Trata-se do portal da BDjur – A biblioteca digital jurídica do Superior Tribunal de Justiça.

Conforme descrição da própria biblioteca, a BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Doutrina e Repositório Institucional.
Lá você poderá encontrar uma infinidade de materiais dos mais variados anos, de livros a artigos científicos. Um excelente site que merece estar em sua lista de favoritos! Especialmente se no momento você está realizando pesquisas acadêmicas e necessita de boas referências.
Seguem algumas considerações (e links) sobre o acesso ao acervo e o que você irá localizar.
Artigos de acesso aberto. Nesta seção você terá acesso aos mais variados artigos científicos produzidos por pesquisadores e juristas do País.
Livros digitais. Aqui o leitor poderá acessar online ou fazer download de 133 livros no formato PDF. Esse número de livros pode aumentar com o passar do tempo – e provavelmente aumentará. São livros das mais diversas searas jurídicas.


Obras raras. Esta é uma das seções mais especiais da BDjur. Aqui o leitor poderá acessar gratuitamente online – ou até mesmo baixar o arquivo em PDF – diversas doutrinas clássicas jurídicas raras. 
Tratam-se de 107 clássicos do direito. Livros como o Tratado de Direito Alemão, de Franz Von Liszt e de Ruy Barbosa são apenas alguns dos exemplos de arquivos disponibilizados pela biblioteca do STJ.


Palestras. É possível também baixar palestras proferidas sobre os mais variados temas tratados por diversas autoridades, especialmente Ministros do STJ. O internauta tem a opção de baixar o vídeo da palestra ou acessar o PDF de transcrição do conteúdo.
Bibliografias selecionadas. Essa seção é a mais interessante para quem desenvolve pesquisas. Nela você poderá encontrar PDFs que reúnem indicações das melhores doutrinas para cada área do direito. Direito das águas, violência contra a mulher, lavagem de dinheiro, desaposentação são apenas alguns dos temas que têm bibliografia selecionada.
Cada tema desse constitui um livro. O conteúdo desse livro resume-se em indicar bibliografias consagradas acerca daquela temática. Uma verdadeira mão na roda para os pesquisadores de plantão.
Produção intelectual dos ministros do STJ. Trata-se de seção especial reservada à divulgação da produção acadêmica dos Ministros do Superior Tribunal de Justiça. Todos os arquivos estão em PDF e podem ser baixados ou acessados sem necessidade de cadastro algum.
Todos os links para as seções foram colocados no texto. Para acessar a seção desejada basta clicar em cima do nome citado com o mouse (caso você esteja acessando por desktop ou notebook) ou com o dedo (smartphones e tablets). O conteúdo clicável está destacado em azul.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “Conheça a BDjur: Biblioteca digital do STJ”

Biblioteca Revisionista

Ótimo!

joselito edvaldo da silva

achei ótimo, desejo me cadastrar

Henrique Araujo

Olá, Joselito. Obrigado pelo comentário. Para se cadastrar basta acessar o link da biblioteca, segue abaixo:

https://bdjur.stj.jus.br/jspui/

Abraço,
Henrique.