Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Dica de site

Dica de site: Costurando a toga

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em setembro 27, 2018
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Diovane Franco


Estudar para concurso público tem preço: Tempo, dedicação, renúncias, disciplina e investimento financeiro.

Infelizmente o acesso a material de qualidade também tem um preço. E muitos que desejam o ingresso na carreira pública não podem pagá-lo. 

Porém, o site homenageado na coluna dica de site de hoje vem para trazer luz a você que deseja ingressar na magistratura federal, mas não possui condições de arcar com os altos – e muitas vezes abusivos – preços exigidos por cursos do ramo.

Vejamos mais um pouco sobre o site recomendado da vez, o projeto costurando a toga.


Costurando a toga: materiais gratuitos para a magistratura federal

O blog costurando a toga possui um nome bem sugestivo. De autoria do servidor público federal Diovane Franco, o espaço virtual destina-se a compartilhar materiais jurídicos de forma gratuita voltados para os concursos públicos federais. 

A magistratura federal é o principal destaque do foco do blog. Mas o autor informa que os materiais também destinam-se a carreiras como AGU (Procurador Federal, Advogado da União, Procurador da Fazenda Nacional), Ministério Público Federal e cargos de Tribunais Regionais Federais e do Ministério Público da União.

O projeto costurando a toga é audacioso e revolucionário, diga-se. O objetivo não é nada simples: O blog “abordará o edital da magistratura federal, consistente em elaboração/atualização de apostilas para magistratura federal e servirá como um ótimo “reta final”.

É isso mesmo que você entendeu: Apostilas para todos os assuntos abarcados pela magistratura federal. Gratuitas. 

Além disso, há materiais secundários que abrangem o teor de outras carreiras federais. E essa divisão não compromete a organização do blog, que possui um link para os materiais do costurando a toga e outro link para resumos e materiais.

Análise dos materiais já disponíveis no projeto costurando a toga

Um adendo inicial: Organização é o sobrenome do projeto. É muito fácil encontrar o material desejado. Diovane separou uma página do blog apenas para deixar uma lista com a relação de matérias e as apostilas disponíveis para cada uma delas. Simplesmente sensacional. 

Porém, de nada adiantaria tanta organização para no final não haver algo que mereça esse esmero. E os materiais fazem jus ao trabalho de catalogação. Não são resumos rasos, que trazem pouca ou nenhuma informação útil para o estudo do assunto. Muito pelo contrário. São legítimos resumos dignos da magistratura, são verdadeiras linhas para que o leitor costure a toga de fato.

Os materiais, portanto, são de qualidade. Pelo que pude notar da leitura de alguns resumos, parte deles é autoral e outra parte é oriunda do famoso santo graal da magistratura (e ao autor deixa isso bem claro). O santo graal consiste na coletânea de resumos, de alta qualidade, de todos os pontos do edital, elaborada pelos candidatos há muitos anos – alguns já são juízes – e repassada para os atuais candidatos de forma gratuita, cabendo a eles a atualização do conteúdo.

Inclusive já fiz parte de uma das equipes que atualizaram esse material e por isso “ponho a mão no fogo” quanto a qualidade do conteúdo. Que inclusive é vendido por muitos por ai.

Sugiro conferir um excelente texto do Eduardo Gonçalves para entender melhor esse ponto. De mais a mais, Diovane atualiza alguns com o que há de mais recente da jurisprudência e da doutrina, deixando o conteúdo perfeitamente aderente ao nível exigido pelas bancas nos dias de hoje. 

Conteúdos extras ao projeto costurando a toga

O blog de Diovane realmente é uma caixinha de surpresas. Nele o leitor não encontrará apenas apostilas dos conteúdos da magistratura – o que já seria ótimo – mas há outros materiais também disponibilizados de forma gratuita.

Ao clicar na opção resumos e materiais, o leitor pode ter acesso  ao edital organizado por assunto da magistratura federal; materiais de apoio; resumos de livros; além de toda coletânea de resumos na versão original do santo graal. 

O trabalho desenvolvido pelo Diovane é de um altruísmo digno de parabéns, em meio a um ambiente tão inóspito e competitivo que é o dos concursos públicos. Certamente será um ótimo juiz. E terá colegas tão bons quanto, quem sabe leitores dos seus materiais. Pretendo ser um deles, e você?

Para ter acesso ao blog e ao projeto costurando a toga basta acessar o seguinte link: https://www.diovanefranco.com/

O blog também possui conta nas redes sociais: Facebook | Instagram

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Replies to “Dica de site: Costurando a toga”

LARISSA SPAGNOL

AMEI A INDICAÇÃO .

Henrique Araújo

Olá, Larrisa.

Fico feliz que tenha gostado. Espero que aproveite, o blog do Diovane é simplesmente é tesouro.

Bons estudos.

Abraço,
Henrique.

Unknown

Olá a todos, Você está procurando um trader profissional, gerente de câmbio e binário que o ajudará a negociar e gerenciar sua conta com uma boa e enorme quantidade de lucro em troca. você pode contatar MR. CARLOS ELLISON pelo seu plano de investimento, pois me ajudou a ganhar 12.000usd com poucos fundos de investimento. Carlos Ellison você é o melhor trader que posso recomendar para quem deseja investir e negociar com um trader genuíno, ele também ajuda na recuperação de fundos perdidos … você pode contatá-lo em seu e-mail: carlose78910@gmail.com
Via Whatsapp: (+12166263236)

Aconselho que você não hesite. Ele e ótimo.