Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Constitucional

Perda superveniente do objeto da ADI em virtude de revogação da norma: Exceções

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em setembro 8, 2018
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

STF


Em regra, caso o ato normativo que estava sendo impugnado na ADI venha a ser revogado antes do julgamento da ação concentrada, haverá perda superveniente do objeto. A principal consequência disso é que a ADI não deverá ser conhecida.

No entanto, a jurisprudência do STF admite 03 (três) exceções nas quais haverá possibilidade de apreciação da ação, mesmo havendo revogação da norma ora impugnada antes da decisão de mérito:

A primeira diz respeito à situação na qual fique demonstrado que houve fraude processual, isto é, que a norma foi revogada de forma proposital a fim de evitar que o STF a declarasse inconstitucional e anulasse os efeitos por ela produzidos..

A segunda diz respeito à situação na qual reste demonstrado que o conteúdo do ato normativo impugnado foi repetido de outra norma em sua essência. Nesse caso também não há obstáculo para o conhecimento da ação.
A terceira diz respeito ao caso no qual o supremo tenha apreciado o mérito da ação sem ter sido comunicado previamente que houve a revogação da norma impugnada na ADI. Nessa circunstância, não admite-se reconhecimento de prejudicialidade da ADI já apreciada.

Fundamentos: ADI 1203; ADI 3306; ADI 2418; ADI 951, REL. Min. Roberto Barroso.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “Perda superveniente do objeto da ADI em virtude de revogação da norma: Exceções”

Lucas Ávila

Ótimas considerações. Obrigado por sintetizar e compartilhar.

Unknown

Parabéns, Dr. Henrique!
Suas postagens sempre tem algo a agregar nos meus estudos. Muito obrigado pela disposição e disponibilização gratuita de conhecimento. Abraço