Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

FDS Jurista

Semana de provas acabando: o que aprendi com isso?

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em outubro 12, 2013
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Finalmente minha temida semana de provas está acabando. Só resta uma disciplina agora e poderei retomar meus estudos para concursos que por sinal estão bem atrasadinhos. Apesar de não ter terminado a semana de provas, eu aprendi algumas coisas e vou compartilhar com vocês aqui.

Saiba se você quer tirar nota boa ou aprender

Essa é uma questão bastante delicada, uma vez que nem sempre uma coisa está relacionada a outra. Às vezes pode acontecer de estarem, mas nem sempre isso acontece. Se você quiser tirar uma boa nota logo na primeira avaliação do semestre fique preso ao que os professores deram nas aulas. Se o professor na aula deu a lei X, Y e Z não vá estudar a lei A,B,C,D, X, Y e Z para a prova porque isso só irá te atrapalhar no aprendizado do que vai cair na prova. Mas lembre-se que você será recompensado com esse estudo extra mais à frente, não na prova. De qualquer forma eu leio mas isso acaba prejudicando quando você não pega o básico e foca no complexo. Tente pegar os dois e se não der pegue o básico!
Felizmente eu tive que apanhar para aprender essa lição, felizmente. Eu tenho o costume de estudar todo o conteúdo do livro, não fico preso ao que os professores dão em aula. Na verdade eu mal topo nas minhas anotações de algumas aulas que eu faço por achar desnecessário. Foi ai que eu me prejudiquei. Acabou que a professora cobrou o que estava no caderno e acabei perdendo algumas questões que eu poderia ter acertado se tivesse ao menos lido o que fiz (eu lei meus fichamentos, não  o que os professores escrevem na sala, quer dizer eu lia porque agora vou ler tudo). No caso em questão a didática que ela fez no caderno foi um pouco diferente do que estava na doutrina e como eu estava moldado na doutrina eu aprendi o assunto com aquela didática e me prejudiquei por não prestar atenção na didática da professora. 
Se eu quisesse fechar a prova bastaria ter lido o que estava no caderno e não ter pego minhas doutrinas queridas. Se eu tivesse pego as doutrinas+ anotações do caderno teria acertado todas e não errado uma. Engraçado que faço isso em outras disciplinas e sempre acerto. Fica o aprendizado pra próxima. Lembre-se que nota não é parâmetro de inteligência, mas sim pra aprovação. Então é bom não tirar notas baixas.

Resumo é resumo, doutrina é doutrina

Esse também é um ponto extremamente importante quando estamos falando a respeito da semana de provas. Se você deixar tudo para última hora, seja por irresponsabilidade ou por falta de organização, não aconselho ler doutrina. Existem diversos resumos na internet e vídeo aulas muito boas sobre um assunto que a doutrina pode ser bem extensa e você acabar se perdendo por conta do nervosismo. 
O ideal é ler a doutrina bem antes das provas e no dia ler alguns resumos prontos ou de preferência feitos por você (já ouviu falar em fichamento?). A doutrina nos fornece um ótimo embasamento técnico e teórico indispensável. É nítida a diferença entre um estudante que lê doutrina e um estudante que vive de resumo. Resumos são importantes mas não são essenciais, diferentemente das doutrinas.

A importância de resolver questões

Resolver questões em semana de provas, ou até antes dela, é extremamente importante. Eu li um dia desses que uma das melhores formas de fixação de conteúdo é justamente na fase de resolução de exercícios. O problema aqui é pra quem estuda muito em cima da hora e acaba sem tempo pra treinar o assunto que estudou, por isso é interessante manter os estudos em dia para que sobre tempo para treinar questões.
Em nossa época moderna fazer uso de mídias digitais tornou-se algo tão rotineiro quanto se alimentar. Por conta disso, resolver questões sobre a disciplina na web pode ser uma boa até porque seus professores podem se basear em algumas delas para elaborarem as provas. 

Balanço final

Até agora minha semana de provas não está sendo tão ruim quanto eu esperava e também nem tão boa pelo fato de eu perder algumas questões bobas. Mas o bom é que sempre aprendo alguma coisa com a bendita semana de provas, e você pode fazer isso também. Seja aprimorando seu modo de estudar, de analisar questões e pontos possíveis de cair numa prova, de ler a doutrina sem esquecer dos pontos do assunto que temos anotado das aulas dos professores. Fichar é bom e ler o que os professores passam também. com um pouco de atenção tudo chega ao seu lugar. Até a próxima.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Replies to “Semana de provas acabando: o que aprendi com isso?”

Anônimo

Faz um post sobre a forma como você se utiliza dos fichamentos. Valeu aí!!

Henrique Araújo

Olá amigo(a) obrigado pela sugestão vou fazer sim. Abraços.

Anônimo

Vou começar o 1° semestre,gostaria de saber como você faz resumos de doutrinas.Agradeço desde já.

Henrique Araújo

Eu faço por capítulo. Coloco em tópicos os assuntos mais importantes e vou detalhando apenas com frases curtas.