Olá, pessoal. Recentemente esse jusblogueiro que vos fala prestou a primeira fase do XIX exame da OAB e felizmente conseguiu a aprovação nesta etapa. Vou aproveitar que dei uma pausa na correria dos estudos para a segunda fase para deixar 05 dicas de estudos para lograr êxito na aprovação na primeira fase da OAB e partir para a segunda fase em busca da carteira vermelha. Vamos lá:
1. Foco nas matérias mais recorrentes na prova da OAB
Conforme dito aqui há um tempinho, o exame da OAB possui inacreditáveis 17 disciplinas. É muito conteúdo de muitas matérias. O perfil do estudante que presta o exame da OAB – que geralmente está no último ano do curso ou que acabou de colar grau – não permite que seja feito um estudo integral do conteúdo abordado pela FGV.
Por isso, é preciso ter foco nas disciplinas que possuem maior incidência na prova. Conforme observei nas estatísticas divulgadas pela própria Fundação Getúlio Vargas – banca examinadora responsável pelo exame da OAB, as matérias com mais questões são as seguintes, nessa ordem: Ética (10), Constitucional (7), Administrativo (6), tributário (4), trabalho (6), processo do trabalho (5) e empresarial (5).
Ética é a rainha da OAB, porém, não entre na neura de querer decorar do estatuto da advocacia e o regulamento geral. Eu por exemplo não li nenhum deles inteiramente, li apenas os artigos principais porque se você prestar atenção a maioria das questões você resolve por bom senso. Busque sempre nas alternativas aquela que for mais favorável ao advogado e suas prerrogativas.
Algumas matérias com muitas questões eu exclui da lista por terem um conteúdo muito denso (civil, processo civil, penal e processo penal por exemplo). Com as que eu já citei é possível esgotar o conteúdo e reverter isso em acertos na prova. Já nessas outras há muita coisa para estudar e a depender do momento em que você estiver lendo isso aqui, certamente pode não dar tempo de estudar esses assuntos.
Foque no que importa, lembre-se: Seu objetivo é passar na primeira fase e não dar entrevista no fantástico 🙂
Além disso, direito penal e direito civil são matérias famosas que nós temos um domínio interessante durante o curso, pois cursamos várias cadeiras. Claro que essa sugestão deve ser modificada por você e suas afinidades com as matérias. Exemplo: Se você tem muita afinidade com civil, adicione ele nas matérias principais, são 7 questões de civil.
Enfim, para que você possa fazer suas adaptações de acordo com suas preferências, deixo abaixo a estatística de divisão de questões por matéria cobrada na prova da OAB, olha só:
As demais matérias, as secundárias, eu só passei a revisar quando conclui o estudo das matérias principais. É importante dar nem que seja uma passada de olho em suas anotações dessas matérias pequenas, pois geralmente elas rendem alguns pontos preciosos no final.
Para estudar ainda com mais foco no que realmente me interessava, eu baixei o raio-x do edital a OAB fornecido gratuitamente pela equipe do estratégia concursos. Super recomendo vocês baixarem esse edital, nele tem os assuntos mais cobrados por matéria, as matérias com mais questões e as novidades legislativas que podem ser abordas em seu exame.
Eu baixei o raio-x do edital do XIX exame da OAB. Creio que eles lançarão esse maravilhoso raio-x para as próximas edições também, fique de olho! Se quiser dar uma olhada no raio-x que eu usei, clique aqui (link).
2. Participe dos aulões de revisão geral do conteúdo da OAB
3. Participe dos simulados e saiba como estão seus conhecimentos!
Felizmente em nenhum dos simulados eu fiquei com menos de 40 pontos, minha nota final ficou bem próxima das que eu tirava nos simulados, então leve-os a sério! Só conto quantos pontos eu fiz se me perguntar por e-mail, caso contrário fique na curiosidade 😛
Com o resultado do simulado em mãos, é hora de revisar os pontos que geraram mais erros. Por isso é bom fazer resumos dos assuntos vistos em livros ou em videoaulas, uma vez que será através deles que você vai repassar o conteúdo e acrescentar alguma informação quando necessário.
Caso queira conferir umas dicas marotas a respeito de como fazer um resumo, confira esse post que fiz ano passado sobre como ter um bom caderno de estudos: Clique aqui.
4. Nada de fugir da internet, pelo contrário: Use-a a seu favor!
Recomendo acessar o blog exame de ordem, o portal prova da ordem e o site assim passei. Todos são ótimos e estão repletos de dicas preciosas acerca do exame aplicado pela FGV.
Além disso, há também inúmeras páginas dos professores no facebook, periscope (peguei uma dica de véspera que me rendeu 3 questões!) twitter, instagram e principalmente o youtube (nesse link listei os melhores canais do youtube para estudar, acesse!) que todos os dias postam dicas para seus seguidores. Engana-se quem pensa que rede social só serve como depósito de indireta, foto de comida e briga por causa de política, filtre o que interessa! É preciso de foco até na hora de entrar no face.
5. Mantenha a calma e acredite em você!
Ouvi isso várias vezes de vários professores: O exame da OAB tem o poder de abalar o psicológico de muitos candidatos. Você já entra na faculdade ouvindo falar dessa prova e quando chega sua hora de prestar todo mundo fica te perguntando se você passou ou não passou, uma ladainha sem fim.
É preciso não deixar o nervosismo tomar conta e ter ciência de que os 5 anos de faculdade não foram em vão. Muita coisa você já sabe! A questão é revisar o conteúdo e participar dos simulados pra ir se ajeitando e reparando os pequenos deslizes cometidos.
Observe que em momento algum eu recomendei aquisição de cursinhos, apesar de citar três dos mais famosos aqui no post. Todo o conteúdo que eu citei é gratuito, cabe a você decidir se vai aproveitar ou não. Claro que se você puder comprar um cursinho desses cursos será ótimo, mas o fato de não comprar não significa o fim do mundo. Nada disso.
Trabalhe o seu emocional, não entre na pilha da galera que fica vidrada na prova. Lembre-se sempre que você pode errar a metade da prova! Assim a pressão diminui um pouco. Não que seja fácil acertar as 40, mas fica mais digerível essa responsabilidade.
Lembro que no dia da prova no momento em que eu estava passando as respostas para o gabarito me bateu uma tristeza tão grande quando eu marcava várias seguidas da mesma letra… Mas mesmo assim não mudei o gabarito. Na hora bateu um gelo no estômago e veio na mente um filme de tudo que passei pra estudar pra essa prova (eu estava estudando pra outras tarefas fora da faculdade e enfrentando alguns problemas).
Mas quando saiu o gabarito percebi que a FGV botou várias iguais seguidas já pra botar aquela pressão. Se eu não tivesse confiante de que tinha acertado, teria caído no jogo da FGV e trocado vários gabaritos e talvez não tivesse passado na primeira fase.
Enfim, estou aberto à perguntas e desejo sinceramente que você passe na prova e que tudo dê certo. É amigos, não é fácil. Mas que graça teria se fosse não é mesmo? Vamos à luta! Até a próxima.
6. Resumo da ópera
– Acredite em você e pense positivamente. As vezes você acha que perdeu mas a realidade é outra. Sinceramente achei que não passaria mas eu sai de alma lavada porque fiz o que pude. Pense positivamente, faça sua parte e deixe que o destino se encarrega do resto. Bons estudos!
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Este comentário foi removido pelo autor.
Perfeito!
Comecei minha revisão para a 1a fase, essas dicas foram super oportunas 🙂
Grande Dio! É uma honra ter você aqui! Fico feliz por poder de alguma forma ajudá-lo rumo à aprovação. Bons estudos, amigo! Estou às ordens. Abraço =)
Parabéns Henrique…Adorei as dicas..muito proveitoso…Tem me ajudado bastante…Deus te abençoe….Obrigado pela disponibilidade e muito sucesso..sou mais um dos seus seguidores..kkkk
Olá Diógenes, hoje eu li um texto seu que me foi bem esclarecedor, e logo mais agora a tarde eu dei uma olhada no DireitoNet, não sei se conhece, gostei do site e resolvi procurar na internet alguém que já havia assinado o conteúdo do site, pra uma recomendação, vc por acaso, já o fez ou conhece alguém que já tenha assinado, compensa??
Olá, Gil! Muito obrigado por acreditar nesse projeto, fico feliz em tê-lo comigo. Qualquer coisa é só chamar, abraço.