Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar

Artigo de opinião

Estudando para as provas finais do período de Direito: Dicas e ferramentas de estudo

Henrique Araujo
Escrito por Henrique Araujo em novembro 28, 2015
Junte-se a mais de 15.000 pessoas

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

E ai pessoal! 

Estamos em plena semana(s) de prova. Eu, como estudante que sou, também estou imerso nessa semana de tensão que antecede às férias, natal e ano novo (o/). Entretanto, antes de chegarmos a pensar nas férias, precisamos passar – e muito bem – por essa querida semana de avaliação.
Felizmente minhas provas foram divididas em duas semanas, só me restam mais duas avaliações. São as últimas antes de eu ingressar finalmente no último ano do curso de direito e começar a pensar em exame de OAB, TCC e formatura. Não que eu não estivesse pensando nisso ainda, afinal todo mundo passa o curso imaginando em algum momento na prova da ordem. E a respeito da formatura eu faço parte da comissão, então espero que entendam que “começar a pensar” é apenas força de expressão e não de desleixo, rs.
Vem que vem último ano do curso! o/
Mas, deixemos a empolgação por saber que estou perto de concluir uma importante etapa de minha carreira de lado por enquanto. Vou informar aqui o que usei – e continuarei usando – para estudar para as avaliações finais do nosso semestre. Então vamos lá!

Resumo próprio: Excelente ferramenta de aprendizagem e assimilação de conteúdo! 

Geralmente eu estudo pelos livros para ter informações extras e também para tirar eventuais dúvidas e não ficar bitolado ao que vemos ao sala de aula – até porque professor nenhum, por mais foda que seja, consegue passar todo o conteúdo de um livro em 6 meses dando uma aula por semana.
Porém, todos nós estamos carecas de saber que a maioria dos professores cobram na prova o que eles dão em sala de aula. Esse costume é frequente até mesmo para evitar problemas com recursos nas provas, em que os alunos inconformados com a nota podem recorrer da questão alegando que aquele assunto não foi ministrado.
Então, para fins de provas, é muito importante ter o conteúdo ministrado pelo Professor devidamente anotado. Afinal, é dali que sairão as questões de prova – salvo raríssimas exceções. 
Além disso, mais importante ainda é fazer dessa anotação um assunto personalizado por você. Em outras palavras: Fazer as anotações com suas palavras é melhor do que anotar exatamente nos termos vistos na lousa. Como dizem os próprios professores, a simples cópia não garante a compreensão.
Mas claro, não invente assunto, apenas coloque o que é visto em aula com suas palavras. Até porque se você fizer isso não irá assimilar o conteúdo corretamente e nem poderá usar o que escreveu para fundamentar as questões.
Quando possível, eu passo a limpo o conteúdo dado em sala e anotado no caderno passando para meu notebook. Percebi que quando faço isso meu desempenho melhora, pois acaba sendo na verdade uma segunda leitura do assunto.

Bom, essas observações são para os resumos das aulas do professor, mas podemos usar esses ensinamento nos resumos de livros e artigos. 
Se você estiver interessado(a) em aprimorar essa técnica e utilizar os resumos das aulas e livros tanto para as provas da faculdade quanto para outras ocasiões, recomendo os seguintes links – que leio sempre que posso para não esquecer das dicas rsrsrs
1) Link do blog do Professor e Procurador da República Edilson Vitorelli com o título Como fazer resumos: Clique aqui para acessar o post.
2) Outro link do Blog do Edilson Vitorelli com o título Uma nova técnica de resumos: Clique aqui para acessar o post.
3) Link do Guia do Estudante com excelentes dicas de elaboração de um resumo, não é focado no direito, mas as dicas são extremamente válidas: 4 passos para fazer um bom resumo (clique aqui).
4) Link com reportagem do UOL com o título Só copiar não adianta, diz professor; Veja dicas para fazer um bom resumo. Clique aqui para conferir a reportagem com as dicas.
Bom, depois dessa overdose de conteúdo, resumi conteúdo seja de livro ou de aula será muito mais efetivo, útil e prático. Vamos para a segunda ferramenta de estudos.

Videoaula: A salvação tanto nos momentos em que não entendemos muito as aulas dos profs quanto para reforçarmos as que entendemos 🙂

Outro aliado de peso nos estudos sem dúvidas é o uso das videoaulas. Conforme disse na imagem, existem diversos benefícios que uma aula em vídeo proporciona, chegando em alguns casos ser até mesmo mais proveitosa de que uma aula presencial.
Através de uma boa videoaula podemos revisar o que aprendemos em sala ou até mesmo adquirir novos conhecimentos. Só que como o foco do post é o estudo para as provas, vamos enfatizar o caráter de reforço que as videoaulas proporcionam. 
Geralmente os vídeos são curtos e os professores vão direto ao ponto. Não há interferências de terceiros e nem problema em voltar e rever várias vezes o que o professor disse. 
Além disso, você pode parar a explicação quando bem quiser e retornar quando for possível. Esses são atributos que fazem muitas vezes uma videoaula ser mais eficaz do que uma aula presencial. Então, que juntemos o útil ao agradável 🙂
Não tenho ciência de alguma videoaula que tenha duração maior do que duas horas. A maioria dura menos de uma hora e quando são longas dividem-se em blocos. Assim, podemos no conforto de nossas casas, bibliotecas ou afins assistirmos com exclusividade uma aula onde a única plateia somos nós mesmos, sem possibilidade de conversas paralelas ou outras distrações. 

Não que seja impossível haver distração, afinal como só tem você e o vídeo, nada impede que você acesse seu fb, whats ou e-mail, mas ai entra os fatores foco e disciplina. Deixa as distrações de lado um pouco, depois você confere  🙂
A maior fonte de videoaulas jurídicas e gratuitas é o famoso +YouTube. Nele, você pode encontrar aulas de diversos professores e cursos preparatórios, havendo muitas vezes a possibilidade escolher qual vídeo assistir ou até mesmo de assistir a maior quantidade possível, rsrsrs.
Numa busca de um tema que será abordado logo mais em minha prova,
 há mais de 2 mil resultados para o assunto.
O youtube é uma excelente plataforma de vídeos até mesmo que os professores divulguem seus trabalhos e angariem mais seguidores e alunos em potencial. Por isso, vale a pena passear pelo youtube não apenas em semana de provas, mas sempre que quiser conferir alguma explicação em vídeo acerca de algum tema. Certamente você encontrará o que procura.
Como o youtube é gigantesco e existem milhares de opções, vou deixar aqui 4 indicações de canais para você começar os estudos pelo youtube
1 – Canal Saber Direito: Canal mais famoso entre os jurídicos. Existe há muito tempo e até hoje a TV justiça o atualiza com temas novos semanalmente. 
2 – Canal Prova Final: Canal um pouco parecido com o Saber direito, mas possui uma pegada diferente. As aulas do saber direito são eminentemente didáticas. As do prova final são focadas em explicações mais diretas e por isso as aulas são mais curtas. Ao final os professores respondem questões de concursos de OAB a respeito do assunto abordado na aula. 
3 – Canal exame de ordem (CERS): Canal repleto de dicas para a OAB e centenas de revisões e aulas gratuitas. 
4 – Canal GETUSSP Cursos: Canal com muitas videoaulas, inclusive de direito! E os assuntos estão separados por matéria.
Opção é o que não falta quando o assunto é videoaula na internet. Isso sem contar que existem vários sites fora do youtube que oferecem videoaula de direito, com uma simples googlada você encontra facilmente.

Resolução de questões: A hora de testar o que aprendeu e saber os pontos que merecem uma revisão mais atenta

A resolução de questões sem dúvida alguma é uma importante etapa do aprendizado. É através dela que podemos testar o quanto sabemos a respeito de um assunto, claro, na medida do possível, pois dificilmente uma única questão conseguirá testar tudo acerca de um tema – principalmente jurídico.
Através da resolução de questões temos um feedback a respeito do assunto testado. Assim, quanto mais questões forem resolvidas previamente à uma prova, seja da universidade ou não, melhor será, uma vez que dará tempo de dar um repasse no assunto que mais erramos na resolução de perguntas.
Aliás, muitas vezes a própria resolução de questões acaba nos ensinando assuntos novos. Já passei por ocasiões em que, creio que você também tenha passado, acabei aprendendo mais com a questão e a forma de abordar o conteúdo do que a teoria propriamente dita. Muito bom!
Aqui mais uma vez a web está do nosso lado. Existem diversos sites e aplicativos para que possamos por em prática a resolução de questões. Muitos deles são gratuitos! Vou deixar alguns links abaixo e caso você tenha mais algumas sugestões é só colocar nos comentário 😉
1) QConcursos: Esse site deixa você responder até dez questões por dia gratuitamente. Mas mesmo depois de ter respondido as 10, você ainda pode ver a questão e os respectivos comentários da galera que respondeu ela também. Assim, mesmo não podendo marcar a alternativa, você elege uma e depois é só olhar os comentários da questão para ver se acertou ou não.
2) Open Concursos: Essa plataforma é totalmente gratuita e você pode responder questões ilimitadamente. E ainda tem um ranking com os maiores pontuadores por matéria. Quem sabe você não figure por la mais tarde hein? 
Há também aplicativos em que é possível a resolução de questões em seu dispositivo móvel. Vou indicar três:
1) App do aprova concursos: Muito organizado e personalizado. Tem questão até você dizer chega rsrsrs. Ele está disponível tanto para android quanto para IOS. Uma busca rápida na playstore ou no itunes e pronto, você achou
2) Aplicativo OAB de bolso: Também disponível para android e IOS, o aplicativo é repleto de questões da OAB, vídeos, resumos e dicas. Assim você resolve questões para sua prova e ainda fica de olho no exame da ordem.
3) Aplicativo Tribunais de bolso: Disponível tanto na plataforma android quanto IOS. O tribunais de bolso é do mesmo fabricante do oab de bolso. A diferença é que as questões aqui são de vários tribunais espalhados pelo Brasil. É bem simples e prático de usar. Vale a pena conferir.

Enfim, acabamos!

Imagem: Foto/reprodução
Chegamos ao final do post sobre ferramentas de estudos para essa semana semana de provas e também para todas as demais provas que eventualmente nos sujeitamos a responder. Seja por resumo de aula, de livro, de artigo; seja através do uso de videoaulas; seja por meio da resolução de questões ou de tudo isso junto o que importa é que consigamos aprender e assimilar o conteúdo da melhor maneira possível e, claro, atingir nossas metas.
Bom, ficamos por aqui. Desejo uma excelente prova a você, especialmente que se encontra na tensa semana de avaliações da universidade e também para você concurseiro e concurseira que faz da internet uma fortíssima aliada dos estudos. Até a próxima, boa sorte pra nós! Fui!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Replies to “Estudando para as provas finais do período de Direito: Dicas e ferramentas de estudo”

Unknown

Olá Jedi Henrique,
Mais uma vez parabéns, excelente post. Essas ferramentas citadas por você realmente serão de grande valia, é a minha semana de provas graças a Deus acabou, falta só alguns professores atualizarem as notas no portal. Depois desse primeiro semestre reparei que conta não tive dificuldades com matérias do Direito, no meu caso TGE/Ciencias Politicas e TGD, mas em compensação as outras com Iniciação a Pesquisa Cientifica, tá tenso, ainda falta entregar um trabalho que vale 4 de um total de 10 no semestre onde a media é 7. Emfim nesse proximo semestre terei Homem, Cultura e Sociedade, Psicologia e Filosofia Juridica, ficarei mais atento para não chegar nas provas preocupado. Cara forte abraço, até a próxima, pois ainda faltam 4.5 anos. kkkk

Henrique Araújo

Oi, Giuliano! Suas matérias estão muito bem divididas! Que legal ter contato com a prática de pesquisa logo no começo, isso será um grande diferencial!

O que não falta para você é matéria para estudar, mas com certeza você dará conta do recado. Você está certíssimo em manter a atenção desde o início, assim tanto você aproveitará melhor o conteúdo das disciplinas quanto evitará muita dor de cabeça em final de semestre. Abraço amigo! Bons estudos!

Unknown

Henrique,
Agradeço a atenção e cuidado na elaboração de resumos como este,que nos ajudam a manter o foco.Orientações e dicas preciosas que levaremos para além da vida de estudante.Meus filhos de 11 e 12 anos fazem uso de técnicas de resumo,revisão com vídeo aulas e outros;é sucesso garantido!
Henrique meu caro´,uma palavra define tudo o que eu sinto diante do seu compartilhamento de ideias:gratidão.

Henrique Araújo

Muito obrigado Anilda, quem tem que agradecer sou eu pela sua atenção! Um abraço