formatura do Instituto Rio Branco, no Palácio Itamaraty |
Olá amigos, especialmente aos futuros diplomatas de plantão. A carreira diplomática é o sonho de muitos, inclusive de alguns estudantes da área jurídica. Embora para ser admitido na carreira não seja necessário possuir formação em Direito, muitos formados no curso participam do certame, inclusive na própria faculdade o aluno já tem contato com algumas matérias do certame, como por exemplo o direito internacional.
A prova de ingresso na Carreira de Diplomata
A primeira prova para ingressar na carreira é feita pelo CESPE, em parceria com o instituto Rio Branco. O concurso é dividido em três fases. Na primeira, o candidato ou candidata é submetido à uma prova objetiva do CESPE no famoso estilo “certo ou errado” sobre os conteúdos da seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, História do Brasil, História Mundial, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público.
Na segunda fase, estando habilitado pela primeira, será aplicada uma prova escrita de língua portuguesa.
Na terceira fase, que para ser prestada é preciso ter passado nas duas anteriores, o candidato será submetido às provas escritas de História do Brasil, Política Internacional e Geografia, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público, e prova objetiva de Língua Espanhola e Língua Francesa, de caráter eliminatório e classificatório.
O bom da prova de Diplomata é que ela ocorre todos os anos. Então se você não passar nesse ano não precisa desanimar pelo fato da demora para haver outro concurso.
Guia de estudos para o concurso de Diplomata: Como ele pode te ajudar
Inclui: programas e bibliografias para as provas do Concurso, além de exemplos de provas do Concurso anterior!
Como baixar o guia de estudos para o concurso de Diplomata
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.