Oi seres notórios de imenso saber jurídico, hoje vou falar sobre um tema um pouco controverso nas nossas aulinhas queridas: Cola.
Mas, não é sobre a cola em si que quero falar, até porque é muito fácil falar sobre colar, basta anotar na mão, pedaço de papel ou em qualquer outro lugar alguns assuntos da prova e tentar na hora da avaliação ver o que escreveu no papelzinho, na mãozinha, etc. A questão é: Se um amigo te pede cola na hora “H”, você dá ou corre?
As respostas pra essa pergunta serão diferentes, creio eu. Pra alguns, o certo seria dar aquela mãozinha amiga na hora do aperto e dizer as benditas respostas para o colega que não estudou mas quer tirar uma notinha na moleza, no bem bom, nas costas do amigo. Para outros, a resposta é não, que amigo de verdade não dá cola, ajuda de outra maneira, seja fazendo grupos de estudo, seja dando o material para o amigo que falou na aula não se perder no assunto, ou qualquer outra forma que não seja a cola.
Entretanto, para quem não concorda que dar cola seja correto, pode parecer egoísmo para o amigo que está necessitando daquela forcinha e que, dar lição de moral agora, não é uma boa ajuda, já que estamos no final do ano e pra perder matéria é num instante.
E com esse final de semestre chegando, surgem também no meio da colagem, os “amigos de última hora”, aqueles que você responde categoricamente que não sabe dar cola ou que simplesmente não vai arriscar tomar um 0 lindo e poderoso do professor pra ajudar um zé da vida que nunca olhou pra sua cara.
Quando estamos de frente à uma situação dessas é bem simples de se resolver, mas… e com seu amigo que você conversa todos os dias, o que seria correto? O que seria ético? Ajudar naquele momento ou não dar cola por considerar um ato errado e que posteriormente vai estar prejudicando o “colão”?
Eu particularmente não saberia o que fazer, algumas vezes já dei cola, outras vezes não por perceber que meus amigos poderiam ter estudado mais um pouco mas ficaram ocupados com outras coisas, não é justo você passar a madruga estudando e ter que dar cola pra quem passa a madruga nas farras e boates da vida. Mas algumas vezes não disse não, ajudei, por perceber que realmente não deu pro amigo estudar ai não tem jeito, por ser amigo, mas bem amigo mesmo, dei uma forcinha.
Mas e você? Qual sua opinião? Amigos amigos com prova ou não, ou amigos, amigos, provas à parte?
Controvérsia: Curtir processo penal e olhar com cara feia pra direito penal.
Estudar para a Universidade e para os concursos públicos ao mesmo tempo: Mito ou verdade?
Críticas: Quando saber ouvir?
70 mil likes na page! Aeee
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.
Se eu pudesse ajudar .. ajudaria sim .. embora não sou muito boa em passar cola mais se um amigo pedisse facilitaria por exemplo deixando ele ver minha prova entre outros .. mais amigos de verdade que você vê que precisa pois não conseguiu estudar ou não entendeu a materia direito .. agora aqueles alunos turistas que mais faltam do que vão a aula nem rola passar cola não ..
Sou desse jeitinho mesmo =D
Caramba já ajudei muito uma amiga que estava com problemas com o marido (ele estava doente) e sempre nas provas precisava ir para SP fazer o tratamento voltava super mal e sem cabeça então eu acabava estudando em dobro, seu marido acabou falecendo nos últimos anos de faculdade. Não me arrependo de ter ajudado,ela se formou passou na prova da ordem e hoje é uma super profissional. Ela ainda casou novamente (fui madrinha)e nossa amizade é eterna!!
Que legal, Erica! Histórias assim são raras! 🙂
Nossa tobem assim ,só que elas nm merecem ,eu me mato de estuda pra tirar nota aii eles querem que eu passo não sei oq fazer ?
Minha situação é complicada, sabe o tipo de aluno inteligente da sala? Então, essa pessoa sou eu e passo por isso todos os dias. Eu tenho 4 amigos mais próximos e eles sempre estão pedindo respostas para mim, não só eles como a sala inteira e isso é muito frustrante. Porque eu sei que eles não fazem nada por preguiça, mas quando digo não eles falam que é maldade e que eu deveria ajudar eles. Mas sinceramente, vou começar a negar a todos que eu vejo que não fazem por falta de responsabilidade, mas quem sabe ajudo alguns né? Só que não darei mais meus cadernos e respostas para esses amigos. Se eu perder a amizade é porque não era pra ser.