Vivemos atualmente num mundo que ovaciona o chamado hard work.
Ele é rotineiramente aplicado inclusive nos estudos.
Uma vez que não seja bem direcionado, o efeito causado é totalmente diferente do que um adepto à esta prática espera: desânimo, cansaço, estafa, burnout, entre outros.
E o motivo é drasticamente simples: costumamos ignorar o poder das pausas estratégicas. Aquele descanso entre uma sessão e outra que pode fazer toda a diferença no aprendizado.
E com isso a pessoa passa a render horrores nos estudos num dia… e fica dias sem estudar porque simplesmente não suporta nem tocar em seu material.
Abaixo, seguem 03 dicas para te ajudar a pausar da melhor forma possível.
1. Técnica pomodoro
Essa técnica, que pode ser conferida aqui, reside em estudar em tempos de curta duração com pausa constante.
Assim, durante cada sessão, você foca totalmente no que está sendo estudado e pausa antes de sua capacidade de retenção de conteúdo ligar o sinal vermelho.
Desta forma você consegue estudar mais em menos tempo ou até mesmo aguentar várias sessões sem a sensação de que seu cérebro vai explodir.
2. Não subestimar o poder das pequenas grandes metas
3. Respeitar os limites de seu corpo não é ser acomodado na zona de conforto, mas sim saber que consistência é muito mais importante e útil que intensidade
“Os homens que perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde; Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por nem viver no presente nem no futuro; Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.”
― Buda
Direito Constitucional: Assuntos centrais para repescagem na OAB [Pedido do leitor]
2ª fase direito constitucional: Orientações para véspera de prova
Perda superveniente do objeto da ADI em virtude de revogação da norma: Exceções
Como estudar controle de constitucionalidade?
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.