Uma questão polêmica que temos hoje em dia é a questão de que nem todos teriam o direito defesa, ou ao menos não poderiam ter pelo fato dos crimes que praticou. Mas, só por cometer um crime uma pessoa perde seus direitos? Onde está a lógica disso?


Mais difícil ainda é a nossa situação diante da sociedade. Nem quero imaginar os nomes que eles dão pra um advogado que decide defender um estuprador, assassino e afins. O interessante é que eles (a sociedade) ligam o caráter do advogado à pessoa que ele está defendendo, tenha santa paciência! Advogado vive de causas e além do mais ele não está fazendo nada mais do que uma obrigação disposta na constituição, ou seja, ele está fazendo justiça. É difícil entender isso?
Particularmente fico triste quando vejo advogados, principalmente os criminalistas, sendo esculhambados por pessoas que não sabem da história a metade. Temos que parar com isso, colocar a emoção de lado e decidir, ou tentar pelo menos, usar a razão para resolver problemas, que por sinal é obrigação de todos, não só de nós juristas. Estamos defendendo o direito e a justiça, somente! Ninguém ao defender um “criminoso” está apoiando o ato dele, mas muitos não entendem isso.
No dia que os direitos forem dados por “merecimento”, apoiarei todos que dizem que nem todos deveriam possuir o direito de defesa. Mas é melhor pensar direitinho porque com tanta corrupção, o ordenamento jurídico será um caos, e quem não merecia direitos terá esses direitos. Ou seja, não vai mudar, aliás, vai mudar sim, pra pior.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.