O Plenário aprovou há pouco os Projetos de Lei (PL) 2793/11 e 84/99, que tornam crimes determinadas condutas praticadas por meio da internet.
O PL 84, por exemplo, tipifica o uso de dados de cartões de crédito ou débito obtidos de forma indevida ou sem autorização. A proposta equipara essa prática ao crime de falsificação de documento particular, sujeito à reclusão de um a cinco anos e multa.
Já o PL 2783 insere no Código Penal o Art. 154-A que prevê pena de detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa para quem “Devassar dispositivo informático alheio, conectado ou não a rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo, instalar vulnerabilidades ou obter vantagem ilícita”
Os projetos que ganharam força após roubo de fotos da atriz Carolina Dieckmann já foram aprovados pelo Senado e seguem, agora, para sanção.
Fonte:
BRASIL – Agência Câmara de Notícias – Em 07 de novembro de 2012 – Disponível em: http://www2.camara.leg.br/agencia/noticias/POLITICA/429533-PLENARIO-APROVA-TIPIFICACAO-DE-CRIMES-PRATICADOS-COM-USO-DA-INTERNET.html Acesso em: 07 de novembro de 2012.
Redes sociais, era da informação e nosso papel nesses tempos sombrios
O que ninguém sabe, ninguém estraga e nem existe juridicamente: União estável
Os 06 milhões e eu
A faculdade e formação do discente de Direito: Quem faz o curso é o aluno?
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.