LX Concurso de Promotores Substitutos – 2023
Exame oral
– perguntas –
Quarto dia de arguição (11/04/2024)1
Ponto sorteado – 10
Grupo I
DIREITO CONSTITUCIONAL
DIREITO ADMINISTRATIVO
TEORIA GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO
(Leis Orgânicas: Doutrina, Legislação)
DIREITO ELEITORAL
DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO
Examinadora Iraídes de Oliveira Marques
- Havendo demora excessiva por parte da Administração na prática do ato, nas hipóteses em que a Lei não fixar prazo para tal, ou na ausência de manifestação da Administração no prazo fixado em Lei, há algum instituto jurídico que possa ser utilizado pelo interessado?
- O judiciário pode suprir a ausência de manifestação da Administração? Em caso positivo, exemplifique.
- Na hipótese de o judiciário dar provimento em eventual ação mandamental, já poderia praticar o ato no lugar da Administração?
- É possível questionar a exoneração de servidor ocupante de cargo de recrutamento amplo, a qual foi fundamentada na desídia do desempenho das funções?
Examinador Tiago Gomes de Carvalho Pinto
- Em que hipóteses é admissível o manejo da exceção de pré-executividade nas ações tributárias?
- Todos os sócios indicados no contrato social podem ser responsabilizados pela dívida de tributos devidos pela empresa? Faz-se necessário o IDPJ?
Examinadora Valéria Rodrigues
- O que é sistema majoritário e qual sua diferença em relação ao sistema proporcional?
- É cabível a correção do quociente eleitoral encerrado o processo eleitoral (feita a diplomação)?
Examinadora Nívia Monica da Silva
- Ao entrar em exercício na Comarca para a qual foi promovido, o Membro do Ministério Público foi informado que determinada comunidade indígena estava sofrendo privações de acesso à alimentação adequada em razão de decisão político-administrativa do Prefeito, que desconsiderou as peculiaridades culturais daquela comunidade. Na mesma data, o MP também foi procurado por vizinho, eles avisaram que uma criança indígena estava sofrendo maus-tratos pelo genitor. Considerando as diretrizes constitucionais sobre o tratamento e a proteção dos povos e comunidades tradicionais, em especial aos indígenas, quais as medidas podem ser adotadas no âmbito da promotora local?
- Em relação ao MPF, faria alguma ressalva quanto às atribuições quanto aos casos?
- Em alguma das duas hipóteses, seria possível atuação conjunta do MPF e MPE?
- Quais seriam os princípios que devem orientar a atuação do MP na defesa dos povos tradicionais? Indique e exemplifique ao menos dois.
- A CF/88 faz menções aos termos direitos fundamentais e direitos humanos. Em momentos distintos do seu texto. Qual a razão dessa variação léxica? Qual seria a diferença? Existe?
- Aponte uma política publica que assegura direitos humanos que foi introjetada em nosso ordenamento fruto da decisão de corte interamericana de direitos humanos?
Grupo II
DIREITO PENAL E CRIMINOLOGIA
DIREITO PROCESSUAL PENAL
Examinador Carlos Augusto Canedo Gonçalves da Silva
- Se A entrega arma para B (míope), e determina que ele atire no que B acha ser uma árvore, mas na verdade é uma pessoa. A sabia que era uma pessoa. Como tratar A e B na teoria do concurso de pessoas?
- B não responde por nada?
- Seria uma forma de autoria mediata? E autoria colateral?
- Inverta: A, míope, de boa-fé, pede que B (não é míope) atire no que A pensa ser uma árvore, mas é uma pessoa. B sabe que é uma pessoa. E nesse contexto? E se os dois forem míopes?
- Existe coautoria em crime culposo?
- Como a consciência da ilicitude é tratada no causalismo, no finalismo e no funcionalismo?
- Informe uma causa supralegal de exclusão da ilicitude (supralegal de justificação).
Examinador Marcelo Schirmer Albuquerque
- A instauração de IP contra autoridade com foro especial por prerrogativa de função sempre depende de prévia autorização judicial?
- Nova redação do art. 28 do CPP indica que o dever de controle e revisão da promoção de arquivamento serão exercidos obrigatória e internamente, cabendo sua homologação ao próprio MP e não mais ao judiciário. A recente decisão no STF nas ADIs do pacote anticrime alterou esse entendimento, repristinando a necessidade de homologação judicial?
- Parcela da doutrina, a exemplo do Prof. Fernando Abreu, fala de uma ação penal com vertente negativa, a qual ocorre sempre que o membro do MP submeter a pretensão de arquivamento à homologação judicial. Em que casos essa homologação judicial é obrigatória na promoção de arquivamento, ainda que, como regra, o controle seja interno?
- O que é a teoria da dupla imputação ou sistema paralelo de imputação?
- Em que consiste a assistência qualificada no processo penal?
Grupo III
DIREITO CIVIL
DIREITO PROCESSUAL CIVIL
Examinadora Hosana Regina Andrade de Freitas
- Imagine uma situação em que o MP atua como fiscal da ordem jurídica e em ação com interesse de incapaz. Autor propôs ação para anular ato administrativo municipal. O pedido foi julgado improcedente. Interposto recurso, a decisão foi mantida. Foi interposto RESP. Foi inadmito por ausência de prequestionamento e em razão de o Acórdão se assentar em mais de um fundamento sendo qualquer desses fundamentos por si só suficiente para mantê-lo. Interpòe Agravo em Recurso especial reproduzindo o RESP, não enfrentando os termos da decisão de inadmissibilidade. Ele será conhecido pelo STJ?
- Conceitue o princípio da dialeticidade recursal e como ele se aplicaria nesse caso.
- Caso o autor recorra dessa decisão que não conheceu o Agravo em Recurso Especial, qual recurso deve interpor?
- Cite três hipóteses em que o MP atua como fiscal da ordem jurídica.
Examinador Jairo Cruz Moreira
- Objetivamente, conceitue e diferencie conciliação, mediação, negociação e práticas restaurativas
- Na condição de mediador, quais são os parâmetros legais de atuação do MP? Aborde princípios e impedimentos.
Examinadora Ester Camila Gomes Norato Rezende
- A vontade é elemento de existência para caracterização da união estável? Justifique.
- Sujeito que vive em união estável pode testar todo o seu patrimônio para uma instituição de caridade?
- O que caracteriza a paternidade socioafetiva?
- No Tema 622 o STF admitiu coexistência das paternidades socioafetiva e biológica. Como deve ser feita a compatibilização desse precedente com art. 41 do ECA, que prevê que a condição de filho adotado com os mesmos direitos e deveres, inclusive sucessórios, desligando-o com qualquer vínculo com pais e parentes?
- O filho socioafetivo pode ter dois pais e o filho adotado não?
- O filho pode escolher qual vínculo paterno deseja manter? Biológico e socioafetivo, ou seria obrigado a manter todos os vínculos? O pai ou a mãe podem escolher? Eles podem impor o vínculo?
- E quando o filho é maior e capaz?
- A coexistência do vínculo biológico e socioafetivo firmada no Tema 622 do STF se aplica somente às crianças?
Grupo IV
DIREITO MATERIAL COLETIVO (Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos)
DIREITO PROCESSUAL COLETIVO
Examinador João Paulo Alvarenga Brant
- MP arquiva IC que foi homologado pelo conselho superior. Há óbice ao MP quanto ao ajuizamento de ação coletiva relativa ao mesmo fato?
- Em caso positivo, seria necessário desarquivar o IC ou ele poderia ajuizar a ação sem um IC? Ou instaurar um novo?
- MP celebra compromisso de ajustamento de conduta com a ADM pública sobre determinado direito para a população local. Cidadão entende que o TAC não contempla todos os direitos e benefícios que deveriam integrar o objeto do TAC. Qual a providência que ele deve tomar?
- O particular precisaria desconstituir o TAC do MP para ajuizar essa ação?
- No âmbito dos direitos difusos, um colegitimado, discordando dos termos fixados no TAC, pode propor demanda judicial com o mesmo objeto? Se esse TAC for homologado judicialmente, seria possível?
- É possível desconstituir um TAC homologado judicialmente? E um acordo coletivo homologado por sentença?
- Promotoria recebe relatório final de uma CPI. Com base nele, instaura IC. Um dos investigados impetra MS individual questionando violação do devido processo legal. Pede anulação do relatório e liminarmente a suspensão dos efeitos do relatório. Liminar deferida. Suspende os efeitos do relatório da CPI e oficia o MP para ciência. Quais providências você adotaria e quais as consequências dessa decisão para a investigação?
Examinador Eduardo Nepomuceno de Sousa
- Quais são as fases do procedimento pagamento de uma despesa pública? Quais os documentos que instruem cada uma dessas fases?
- Dispensa indevida de licitação sem produção de dano efetivo ao Erário. Essa conduta pode gerar ato de improbidade, mesmo com as alterações da Lei 14.230/2021? Se sim, qual espécie de probidade?
- O que é racismo religioso?
- Diferencie dano interino de dano residual em matéria ambiental.
- Quais alunos têm direito na esfera de educação infantil ao professor de apoio?
Para baixar as perguntas em PDF, clique aqui.
1Arquivo elaborado por Henrique Araújo (@diariojurista). Proibida a venda. Todos os direitos reservados ao canal do MPMG no youtube (https://www.youtube.com/@TV-MP). Eventuais correções/acréscimos/impropriedades favor entrar em contato por e-mail: contato@diariojurista.com.br
Prova oral – Promotor de Justiça – MPMG 2024: Perguntas do 12° e último dia de arguição
Prova oral – Promotor de Justiça – MPMG 2024: Perguntas do 11° (penúltimo) dia
Prova oral – Promotor de Justiça – MPMG 2024: Perguntas do 10° dia
Prova oral – Promotor de Justiça – MPMG 2024: Perguntas do 9° dia
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.